A formação
O Assentamento Terra Vista (Arataca-BA) abre formação com 60 vagas para uma semana de aprendizado através da prática entre 06 e 12 de outubro. Com mais de uma década de transição agroecológica, o assentamento tem, hoje, tecnologia que vai da formação do solo até a produção do chocolate fino. São anos subindo florestas, construindo soberania alimentar e geração de renda para as pessoas que querem ou precisam viver da terra, tudo isso com muito respeito à Mãe Terra e com um profundo compromisso com a construção de territórios cada vez mais autônomos. A formação se dará inteiramente envolta na prática, dentro dos sistemas agroflorestais e da fábrica de chocolate, numa bioconstrução e na mata atlântica.
Os conteúdos formativos
Diferente de construir um módulo formativo linear, nós acreditamos que você poderá se formar melhor se dedicando mais à área de interesse e a partir dos conhecimentos que você já tem acumulado na sua experiência. Assim, cada pessoa poderá escolher fazer a formação geral – que chamamos de “Cuidando do território” – ou se aprofundar em uma dessas áreas específicas: (a) Bioconstrução, (b) Horta orgânica, (c) Levantar florestas com agroecologia ou (d) Cacau: do solo ao chocolate. Além destas áreas de aprofundamento, ainda trabalharemos com soberania alimentar, teoria política dos povos e dos territórios, sementes crioulas e o bioma da mata atlântica.
As condições para participação
O valor do investimento será de mil reais e você terá direito a formação, seis dias de hospedagem com três refeições diárias, uma Cartilha e um Calendário Agrícola de Cultivo feitos a partir do conhecimento dos mestres agricultores do assentamento, bem como Chocolate Terra Vista e um mix de sementes crioulas. A alimentação será fruto da soberania alimentar do território, com inclusão de plantas alimentícias não comerciais e com os saberes da culinária local. A militância da Teia dos Povos, dos movimentos sociais e dos povos precisarão apenas trazer alimentos para ajudar nos custos da cozinha coletiva, não sendo necessário pagamento de qualquer taxa.
A localização
A hospedagem poderá ser feita nos alojamentos do assentamento e também em uma área de camping para montar suas barracas – de modo a evitar a aglomeração nestes tempos de pandemia. Será obrigatório o uso de máscaras PFF2 por questões de segurança sanitária.
O assentamento fica distante apenas 1km da BR 101 no município de Arataca, ao sul da Bahia. Você pode ver a localização do Assentamento Terra Vista (MST) aqui: https://goo.gl/maps/qb13agPnJNZFY58F8.
Resumo
O que?
Formação agroecológica integral com mestres agricultores do Assentamento Terra Vista
Quando?
06 a 12 de outubro
Onde?
Assentamento Terra Vista (MST) em Arataca, no sul da Bahia
Quantas vagas?
No máximo 60
Qual o investimento?
Para visitantes de fora da Teia: R$ 1.000,00
Para militância da Teia: trazer alimentos
O que levar?
• Máscara PFF2;
• Roupa de cama e banho;
• Kit militante: talheres, pratos e caneca;
• Barraca e colchonete para quem for acampar;
• Facão, tesoura de poda e serra de poda – quem já tiver.
Ao que terá acesso?
• 6 dias de hospedagem;
• 3 refeições diárias;
• Cartilha com saberes dos agricultores do Terra Vista;
• Calendário Agrícola de Cultivo – guiado pelas fases da lua e outros conhecimentos tradicionais;
• Chocolate Terra Vista;
• Sementes crioulas.
Inscrições
Acesso o formulário de inscrição aqui. (INSCRIÇÕES ENCERRADAS EM 22/09/2021)
Militantes da Teia dos Povos não precisam anexar comprovante de pagamento. Para demais participantes, é necessário anexar comprovante de transferência. Segue as informações bancárias:
Banco: 323 Mercado Pago
Agência: 0001
Conta: 3349577160-4
Nome: ASSOC TERRITORIAL AGROECOLOGIA POVOS CABRUCA MATA ATLANTICA
PIX: teiadospovos.ecommerce@gmail.com
Caso você precise dividir o valor em três vezes, por gentileza entre em contato conosco.
Mais informações
Para maiores informações entre em contato por nossas redes sociais @teiadospovos (twitter e instagram) ou pelo e-mail terraeterritorio@protonmail.com.
E muito bom esse assentamento
Muito bom esse lugar amei conhecer
Amei conhecer esse assentamento
Olá! Existe previsão de realização de outra formação dessa? Grata