Posted on: 21 de janeiro de 2024 Posted by: Teia dos Povos Comments: 1

Fazendeiros ligados a um movimento autodenominado Invasão Zero, acompanhados de policiais e pistoleiros, assassinaram neste domingo a pajé pataxó hã hã hãe Maria de Fátima Muniz Pataxó, a Nega, em Potiraguá, sul da Bahia. O ataque aconteceu em resposta uma ação dos indígenas que reivindicam uma área cuja posse, segundo os pataxó, já foi garantida pela Justiça aos indígenas, mas ainda não teve iniciado o procedimento demarcatório pela Funai.

Além de Maria de Fátima, também o Cacique Nailton Pataxó, uma das mais antigas e respeitadas lideranças indígenas da Bahia, foi baleado na perna e no quadril, mas foi levado às pressas para o hospital, onde passa por cirurgia.

De acordo com os indígenas, todas as entradas da região estão fechadas (os acessos via Itajú do Colônia, via Itapetinga – Cavalo Preto e Palmares -, via Pau Brasil, e via BR 101). “Ta tudo bloqueado pela Polícia Militar junto com milicianos e pistoleiros”, denunciam. “A Polícia Militar, fingindo uma mediação, abriu caminho para que os fazendeiros atacassem pessoas do Povo Pataxó, e os fazendeiros abriram fogo contra os indígenas com a presença, anuência e posteriormente participação da Polícia Militar da Bahia”, afirmam.

Já no meio da tarde, uma sobrinha de Nega e Nailton enviou vários áudios pedindo socorro porque fazendeiros e policiais de Pau Brasil estariam atacando as famílias dentro da própria aldeia. “Tem como vocês entrar em contato com alguém pra pedir socorro, pra mandar a Polícia la para o Rio Pardo na casa do Cacique Nailton. Cacique Nailton ta baleado, minha tia foi baleada e morreu, e o pessoal ta atacando la!”

Governo
Contatada sobre o ataque, a Ouvidoria Agrária Nacional acionou o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o Ministério da Justiça (MJ), a Secretaria Geral da Presidência e o Ministério dos Direitos Humanos (MDHC), bem como o governo da Bahia, mas até as 16h deste domingo não havia chegado nenhum reforço de proteção à região. De acordo com fontes do governo, em função do envolvimento de policiais envolvidos, o governo estaria tentando deslocar a força nacional para a região.

1 people reacted on this

  1. O PT governa a Bahia desde 2007.
    Sonia Guajajara é Ministra. Raoni subiu a rampa. Krenak está na Academia Brasileira de Letras.
    Mas quem governa é Carlos Fávaro, também ministro e que se licenciou para votar a favor do marco temporal.
    Enquanto prevalecer o mito Lula não daremos sequer um passo à frente.
    Lula não é um dos nossos. Há muito tempo é um representante político da classe dominante.
    Todos aqueles que apoiam Lula são cúmplices destes tiros e deste assassinato.

Leave a Comment