Posted on: 3 de maio de 2018 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0
II Marcha da Teia dos Povos

Convocamos todos e todas da Teia dos Povos a participar da II Marcha da Teia dos Povos em Solidariedade com o Povo Tupinambá.

Assista a Vídeo Chamada Aqui!

 

Uma mensagem da liderança Solange Brito Santos Aqui!

 

Programação:

Sexta feira (23/09):

08:00: Grande Ritual e Toré na Praça Central do São Jose da Vitoria/BA.

10:00: Começar a Marcha (11km) até a Aldeia Serra do Padeiro, levando faixas, cantando.

14:00: Almoço na Serra do Padeiro

18:00: Janta

19:00: Discussão ao redor da fogueira “Dialogos dos Povos”

23:00: Hora de Silêncio

Sábado (24/09)

06:00: Alvorada

07:00: Café da Manhã

09:00-15:00: Reunião das Mulheres da Teia

Em paralelo: Terreiro Lúdico com as Crianças, atividades agroecológicas (torrar farinha, plantio de feijão, plantio de mudas para reflorestamento)

12:00: Almoço

16:00: Assembleia para apresentar os encaminhamentos da Reunião da Mulheres

18:00: Janta

20:00: Noite Cultural

Domingo (25/09)

06:00: Café da manhã

07:00: Saida para a XI Caminhada em Memoria dos Martires Tupinambá, Olivença e para o Caruru dos Ibeijiis, Itacaré

Objetivo:

A Marcha tem como objetivo principal se solidarizar com o povo Tupinambá na sua justa e digna luta pela reconquista de suas terras, bem como proporcionar trocas de saberes e intercambiar experiências no campo da agroecologia e o fortalecimento da “Unidade das lutas” entre movimentos do campo e da cidade, mediante entendimento que a questão indígena não é um problema dos índios, mas de todo o povo brasileiro.

A reunião das Mulheres da Teia tem como objetivo levantar as ações auto-organizadas pelas mulheres da cada comunidade da Teia dos Povos, criar uma comissão das Mulheres da Teia, e construir a agenda coletiva das mulheres da Teia dos Povos.

O encontro também tem o objetivo de aumentar a visibilidade da Teia dos Povos nacionalmente e celebrar a mais recente conquista do Povo Tupinambá no Supremo Tribunal de Justicia no dia 15 de setembro, 2016. “Por dez votos a zero, os ministros da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubaram em Brasília (DF) o mandado de segurança preventivo que impedia o Ministério da Justiça de publicar o relatório circunstanciado de demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia.” (CIMI)

Público Alvo:

O encontro contará com cerca de 400 pessoas das mais diversas Entidades do Brasil, da América Latina e Europa. Na grande maioria dos participantes são trabalhadores e trabalhadoras do campo (MLT, MST, FLT, CETA, MPA), Quilombolas, povos indígenas de outras etnias. Também estarão presentes estudantes universitários do IF-Baiano Uruçuca, da UFRB, UFSB, e UESC. O maioria dos participantes são dos municípios do Territorio de Identidade Sul da Bahia, que inclui Arataca, Pau Brasil, Camacã, Santa Luzia e São Jose da Vitoria, entres outros.

Organização:

Cada comunidade/grupo que participará é responsável pela articulação do próprio transporte ao evento e por uma contribuição na alimentação do evento.

Organização Responsável: Teia dos Povos

Deysi Ferreira Almeida, Coordenadora Geral da Teia dos Povos

Alejandra Vargas-Johnson, Teia dos Povos

Atiati “Zenon” Tupinambá, Serra do Padeiro

Contatos: teiadospovos@gmail.com

Divulgação: EVENTO no FACEBOOK

 

Saiba mais sobre a I Marcha da Teia dos Povos em 2014 AQUI

 

 

 

 

 

 


 

Leave a Comment