Abertura da IV Jornada de agroecologia da Bahia.
A Jornada de Agroecologia da Bahia é o encontro anual da Teia de Agroecologia dos Povos e se constitui como um espaço de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências entre seus diversos elos. Constroem e participam da Jornada quilombolas, indígenas, assentadas, camponesas(es), militantes, mestres(as) de tradição oral, juventude urbana, educadores, estudantes e crianças. A cada ano, o evento apresenta um novo tema, pautado na realidade e necessidade dos povos tradicionais, camponeses, periferias e coletivos que lutam pelo direito à terra e pela Agroecologia.

Cacique Babau na mesa da III Jornada

A Jornada busca fortalecer a criação de propostas, ações continuadas de formação política  e ampliação do conhecimento sobre Agroecologia, sementes crioulas, territorialidade para a vida, memória e identidade, organização popular e desenvolvimento da qualidade de vida daqueles que trabalham em respeito à terra. Desde a sua primeira edição, realizada em 2012, a Jornada passa por um crescimento progressivo, que ganha espaço no calendário anual da Bahia e dos movimentos que compõem a Teia em território regional, nacional e até internacional.

Durante o encontro, acontecem plenárias, místicas, rodas de conversas, espaços auto-organizados pelas mulheres, cirandas educativas para as crianças, cortejos, oficinas práticas e apresentações culturais.

Oficina: Jogos indígenas

 

Espaço de auto organização de mulheres: Filme Umbigo

 

Em cada Jornada, participam em média 2.000 pessoas, entre indígenas, mestres de tradição oral, quilombolas, movimentos sociais, assentados e acampados, estudantes, pesquisadores, profissionais em Agroecologia e a sociedade em geral.

Histórico das Jornadas

1ª Jornada de Agroecologia: 2012

2012: Agroecologia – Uma Proposta de Soberania do Território Baiano
2ª Jornada de Agroecologia: 2013
2013: Agroecologia – Unindo Povos e Saberes
 3ª Jornada de Agroecologia: 2014
2014: Sementes, ciência, tecnologia e agroecologia para mudar a realidade das comunidades no campo e na cidade
4ª Jornada de Agroecologia: 2015
2015: Terra, Território e Poder
5ª Jornada de Agroecologia: 2017
2017: Terra e Território: Natureza, Educação e Bem Viver

 

 

E As ações da Teia dos Povos não param por aí…