Posted on: 3 de novembro de 2025 Posted by: Teia dos Povos de Minas Gerais Comments: 0

MUTIRÃO NO QUILOMBO DE GESTEIRA (MG) INICIA CONSTRUÇÃO DE MEMORIAL VIVO NO TERRITÓRIO ATINGIDO PELO REJEITO DA SAMARCO/VALE

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2025, na Comunidade Quilombola de Gesteira (Barra Longa/MG), diversos povos, coletivos, movimentos sociais e militantes da Teia dos Povos de Minas Gerais se encontraram para um grande mutirão de limpeza e retomada memorial das ruínas do Quilombo de Gesteira, na área da comunidade atingida pela lama da Barragem do Fundão (SAMARCO/VALE), rompida em 2015 no Crime de Mariana.  O rejeito soterrou casas…

Posted on: 29 de outubro de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Gaza é o Rio de Janeiro. Gaza é o mundo inteiro.

Por Raúl Zibechi Não há palavras suficientes para descrever o horror que nos causa o massacre de mais de 130 jovens negros e pobres assassinados pela polícia do Rio de Janeiro, sob a desculpa de combater o narcotráfico. Foi uma operação de guerra urbana na qual o governo do estado mobilizou 2.500 policiais militares fortemente armados, além do uso de blindados e helicópteros, para atacar os complexos de favelas da…

Posted on: 24 de outubro de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Entre mutirões, cabrucas e azeitonas: a terra como insurgência

Anna Haddad Aqui nós morreremos. Aqui, na passagem final. Aqui ou ali, o nosso sangue plantará oliveiras.– DARWISH, Mahmoud. Estado de Sítio. 1. Terra arrasada Os últimos cem anos da história palestina estão marcados por deslocamentos, desapropriações, exílios e perdas sucessivas. O povo palestino vive sob diferentes formas de ocupação, expulsão, cerco ilegal e violência estrutural, processos que configuram colonialismo de povoamento (settler colonialism), regime de apartheid e um genocídio…

Posted on: 22 de outubro de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Contribuição Da Teia Dos Povos Para A Carta Final Do 13º Congresso Brasileiro De Agroecologia

Neste sábado (19), foi o encerramento do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). Como em todos os anos, foi lida a Carta do Congresso. Desta vez, a cerimônia também recebeu a leitura de cartas políticas, e a Teia dos Povos foi convidada, junto a outras organizaçõe como o GT Povos Indígenas, Terreiro de Inovações Camponesas/Feira da Agrobiodiversidade/Agricultores Experimentadores e a Tenda Rachel Carson. Solange Brito e outras companheiras e companheiros…

Posted on: 25 de setembro de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

As soluções já estão aqui: Mutirão!

Mais uma vez a Editora da Teia dos Povos e a GLAC edições propõem livros-saídas para o futuro. Agora, junto também da Editora Entremares, a campanha vem em um combo de dois livros que, se não tivessem sido escritos com uma diferença de 66 anos, seriam irmãos de luta e de esperança.  Diante dos desafios do nosso tempo, decidimos colocar lado a lado um pioneiro estudo sobre o mutirão e uma cartografia internacional das práticas ecológicas revolucionárias para afirmar…

Posted on: 11 de setembro de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

AGROECOLOGIA, CULTURA E ARTE – humanas conexões necessárias

Texto inspirado na apresentação feita no IV Encontro Baiano de Educação do Campo – Educação do Campo, Agroecologia e Territórios em Disputa: Fortalecendo Novas Primaveras, 19  a 21 de setembro de 2024, UNEB, Salvador – BA, Mesa: Agroecologia, Arte e Cultura. José Maria Tardin  Dominique M. P. Guhur Almejamos neste texto ensaiar um campo argumentativo que dê sustentação  material à conexão da Agroecologia com a Cultura e a Arte, na…

Posted on: 3 de setembro de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Povo Tupinambá realiza retomada do território no sul da Bahia

Ação busca evitar dilapidação do território por empreendimentos turísticos particulares. Apesar das promessas do presidente Lula, demarcação da TI Tupinambá de Olivença segue estagnada Matéria originalmente postada pelo Cimi em: https://cimi.org.br/2025/09/povo-tupinamba-retomada-una/ Por Cimi Regional Leste – equipe Itabuna O Povo Tupinambá realizou uma retomada de parte de seu território no sul da Bahia no dia 30 de agosto. O local retomado é denominado de Fazenda Barra – Acuípe II, área…

Posted on: 26 de agosto de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Vida, obra e atualidade do pensamento de Florestan Fernandes

Paulo Henrique Fernandes Silveira Entrevistadores/editores: Prof. Dr. Roberto Santos de Carvalho Prof. Dr. Ademar Bogo ESPECIARIA: Para iniciarmos, poderia nos contar sobre as origens familiares e o contexto social em que Florestan Fernandes foi criado?  SILVEIRA: No ensaio “Em busca de uma sociologia crítica e militante”, do livro A sociologia no Brasil, Florestan traça um amplo panorama sobre a sua formação. Ele também concedeu diversas entrevistas sobre o seu percurso…

Posted on: 25 de agosto de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Desobediência ao Genocídio em Gaza dentro de Israel

Por Pietro Ameglio Publicado originalmente na coluna “Pensar en voz alta la justicia y la paz”, de Pietro Ameglio, em Desinformémonos.org https://desinformemonos.org/desobediencia-al-genocidio-en-gaza-dentro-de-israel/   Desde a Segunda Guerra Mundial, não houve uma fome tão cuidadosamente planejada e controlada como a de Gaza (Alex de Waal, antropólogo e especialista em fome) Somos todas meninas palestinas, somos todos meninos palestinos (Encontro de Resistências e Rebeliões “Algumas Partes do Todo”, Chiapas, 4-8-25) 80 anos…

Posted on: 28 de julho de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Brasil: Por terra e território. De retomadas e recuperações

Por Silvia Beatriz Adoue Na luta pela terra, vivemos um momento crucial há algum tempo. Desde a Lei de Terras de 1850, o grande desafio tem sido a retomada dessas áreas. Hoje, outro desafio se sobrepõe: o de defender a recuperação desses territórios em prol da abundância. A Lei de Terras A Lei de Terras, que se impôs mais ou menos na mesma época, não apenas no Brasil, mas em…

Posted on: 27 de julho de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Por que nos levantamos, de borduna na mão, contra a PL 2159/2021, a PL do auto-licenciamento

No dia 25 de julho, dia em que nos levantamos, em unidade, pela integridade da vida das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, mulheres de Abya Yala nos colocamos em defesa de nosso territórios, de nossas comunidades e lembramos que não é possível separar as lutas!  É preciso lutar com a mesma força pela defesa do corpo da terra e pela defesa da vida das mulheres que cotidianamente sustentamos os laços…

Posted on: 27 de julho de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Comunicado Oficinal – Retomada Kaingang Ven Ga

Nós, lideranças Kaingang da Retomada VEN GA, da área da extinta FEPAGRO, no distrito de Boca do Monte, Santa Maria (RS), articulado pela Teia dos Povos, acompanhada de entidades, movimentos sociais e demais apoiadores, com base no disposto no artigo 231 e seguintes, da Constituição Federal de 1988, firmes no propósito de promover a retomada de nossos territórios, bem como desenvolvê-los em consonância com os valores da ancestralidade e da…

Posted on: 23 de julho de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Carta Política da I Pré-Jornada de Agroecologia da Teia Dos Povos em Ribeirão Preto

Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP) | 18 de maio de 2025A Fogueira dos Povos está acesa. E dela emana o calor que alimenta nossos passos, o fogo que purifica a terra e convoca as memórias ancestrais. Nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2025, o Assentamento Mário Lago, na Brigada Agroflorestal Ana Primavesi, foi o ponto de encontro da I Pré-Jornada de Agroecologia da Teia dos Povos…

Posted on: 18 de julho de 2025 Posted by: michele Comments: 0

Aldeia Som dos Pássaros e Território Junana denunciam descaso da prefeitura de Maquiné em relação a estradas

A tekoa Guyra Nhendu (aldeia Som dos Pássaros, do povo Guarani Mbya) e o Território Junana se localizam ao final da Linha Solidão, estrada do município de Maquiné, Litoral Norte do RS. A situação da estrada é deplorável e os serviços da prefeitura não costumam chegar ao trecho final da Linha. Tentativas de diálogo foram feitas ao longo dos anos, sem sucesso. Desde março uma nova reivindicação vem sendo feita…