Mulheres e ancestralidade: as que protegem a terra, as águas e o território
Às nossas irmãs indígenas, quilombolas, agricultoras, pescadoras, marisqueiras, geraizeiras, sem-terra, educadoras, jovens e mulheres de territórios urbanos.
É com alegria e rebeldia, alimentada pela força de nossas ancestrais, que o Coletivo da Rede de Mulheres da Teia dos Povos convoca todas e todos para o nosso V Encontro Estadual, a realizar-se entre os dias 05 e 09 de março de 2026, no Assentamento Terra Vista, em Arataca, Bahia.

Neste tempo em que a Terra clama por cuidado, nós, as guardiãs dos saberes que atravessam gerações, nos reuniremos para reafirmar que a nossa luta é pela vida. Não lutamos apenas por um pedaço de chão ou por um espaço no mar; lutamos pela integridade de nossos corpos-territórios e pela soberania de nossos maretórios.
Por que nos encontramos?
1. Para tecer o cuidado
Partilhando medicinas tradicionais e saberes que protegem a terra e as águas.

2. Para fortalecer a autonomia
Através da nossa Feira Agroecológica, mostrando que a soberania alimentar tem rosto e mãos femininas.

3. Para celebrar a resistência
Comemorando juntas os 34 anos de luta e vitória do Assentamento Terra Vista no dia 08 de março.

4. Para projetar o Bem Viver
Construindo estratégias políticas contra o racismo, o patriarcado e a destruição da natureza.

Nossas redes, nossos maracás, nossas sementes e nossas vozes são as ferramentas que sustentam os territórios. Este encontro é o espaço para tecer nossas soberanias e autonomias e renovarmos nosso compromisso com a nossa luta.
Preparem suas caravanas! Tragam suas sementes, suas bandeiras, seus maracás, seus tambores e sua esperança.
Nos encontramos onde a terra abraça o mar e a ancestralidade dita o ritmo do amanhã.

Data: 05 a 09 de março de 2026
Local: Assentamento Terra Vista – Arataca/BA
Pela Terra, pelas Águas e pelo Território!
Coletivo da Rede de Mulheres da Teia dos Povos
