Mais uma pré-jornada constituída! Desta vez junto ao povo Tupinambá de Olivença na Aldeia Igalha. A atividade ocorrerá junto ao processo de mobilização para a 19° Grande Caminhada dos Povos Tupinambá de Olivença até o Cururupi. Então anotem aí:
27/09 – Pré-jornada na Aldeia Igalha
28/09 – Mobilização por treta, direitos e território;
29/09 – A 19° Grande Caminhada Tupinambá organizada por todos os povos Tupinambá de Olivença.
Salve a nação Tupinambá!
As Pré-Jornadas de Agroecologia é um importante espaço que favorece o fortalecimento da agroecologia, articulação e autonomia dos povos e comunidades nos territórios através da contextualização e interação de saberes entre os povos: indígenas, quilombolas, assentados de área de reforma agrária, comunidades tradicionais, periféricas, estudantes, e movimentos sociais do campo e cidade, apontando temáticas e demandas na defesa da terra, do território através da Agroecologia.
Visa dar autonomia para a organicidade dos Núcleos de Base e Elos da Teia, no intuito de fomentar discussões, reflexões e fortalecer o trabalho de base a partir das especificidades de cada território, apontando temáticas à serem trabalhadas na 6ª Jornada de Agroecologia da Bahia que será realizada nos dias 16 a 20 de outubro de 2019 na Chapada Diamantina em Utinga.
Para que serve uma Pré-Jornada?
— Para mobilizar as comunidades e territórios e viabilizar a participação na VI Jornada
— Para criar/fortalecer um espaço de articulação que viabilize transporte e estrutura que atenda às necessidades de cada caravana.
— Para discutir temas que contribuam no processo de organização e identidade dos territórios.
Algumas propostas de eixos temáticos estão sendo elencadas e discutidos nas Pré Jornadas:
1. SOBERANIA ALIMENTAR;
2. ECONOMIA POPULAR;
3. ÁGUA;
4. SEMENTES CRIOULAS;
5. EDUCAÇÃO POPULAR;
6. DISCUSSÃO DA BIODIVERSIDADE E TODOS OS BIOMAS DO CERRADO, CAATINGA, MATA ATLÂNTICA E AMAZÔNIA.
As jornadas estão sendo realizadas em diversas regiões da Bahia.