Posted on: 15 de janeiro de 2025 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Trabalhadoras e trabalhadores rurais, assentadas e assentados do @mstoficial , no assentamento Olga Benário, em Tremembé (SP), foram covardemente atacados na noite de sexta-feira (10). Seis foram feridos e dois mortos. O crime é mais um episódio da violência produzida no contexto dos conflitos fundiários, que se tornam cada vez mais graves com a atuação truculenta de grupos econômicos, com interesses financeiros sobre os territórios. Inúmeras foram as lideranças e militantes de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, assassinadas nos últimos anos em todo o país. 

Mesmo pressionando para que a justiça do Estado brasileiro puna, no rigor da lei, os responsáveis e seus mandantes, bem como atue de fato na prevenção real a estes crimes, queremos dizer que a mais justa forma de honrar nossos companheiros que tombaram durante a luta é nos organizarmos, fortalecermos nossas bases e nos prepararmos cotidianamente compondo estratégias de autodefesa. Que estas sementes germinem em nossos corações a vontade em tornar este mundo um outro mundo. 

A Teia dos Povos, a partir de seus núcleos e elos, se irmana às companheiras e companheiros do MST, neste momento de dor. Que a indignação diante deste massacre se traduza em luta e avanços na defesa da Terra e do Território e, neste sentido, na proteção de vidas – das nossas vidas! 

Valdir Nascimento, ‘Valdirzão’, Presente!

Gleison Barbosa, ‘Guege’, Presente!

Diga aos povos que avancem! Avançaremos!

Leave a Comment