Programação da Benção das Sementes do Viveiro da Terra de Preto no Assentamento Claudomiro Dias Lima
Segue a programação completa da Benção das Sementes do Viveiro da Terra de Preto no Assentamento Claudomiro Dias Lima, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho, lideranças da Teia dos Povos e do MST se encontrarão no Assentamento Popular Claudemiro Dias Lima (MST) em Jitaúna-BA para a atividade de início dos trabalhos do Viveiro da Terra de Preto. Chamamos esse pequeno encontro de ‘A Benção das Sementes’ pois serão três dias de atividade onde vamos semear as primeiras mudas que devem replantar a mata ciliar do Rio de Contas e fazer uma agrofloresta.
Teremos oficina de preparação de substrato, de instalação de viveiros e autocuidado com ênfase nos pontos de acupuntura. Teremos ainda formação política sobre teoria política dos povos e ambientalismo popular e radical. Já estão confirmadas as presenças do Quilombo da Lagoa de Melquíades e Amâncio (Vitória da Conquista), do Quilombo da Ponte (Cachoeira), o Terreiro Casa de Oyá (Ilhéus), a Casa Girassol (Maracás), de representação do povo Guerem (Valença) e, claro, muita gente do MST.
Esse é o primeiro de três eventos do projeto Ambientalismo Radical e Popular dos Povos no Assentamento Claudemiro.
Abriremos inscrições para apenas 30 pessoas que devem entrar em contato via direct da Terra de Preto para informar sobre sua ida. Não há custos, mas será preciso trazer o kit militante para acampar (barraca, roupa de cama e banho, colchonete, talheres, etc) pois não teremos como receber mais pessoas em nosso casarão. As pessoas devem informar até o dia 10 de junho sua intenção de ir para que possamos preparar alimentos de modo a não faltar, tampouco desperdiçarmos comida.
Essa atividade tem o apoio do Instituto Alameda através do projeto do companheiro Erahsto Felício e também será um módulo prático do curso Formação Política Guardião e Guardiã da Vida (CIPAN-UESB).