“a democracia e a educação democrática se fundam ambas, precisamente, na crença” na humanidade. Na crença em que ela “não só pode, mas deve discutir os seus problemas. Os problemas do seu País. Do seu Continente. Do mundo. Os problemas do seu trabalho. Os problemas da própria democracia.” (Freire, 1967)
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB é uma importante conquista do povo baiano e é fruto de muita mobilização e luta por educação pública e de qualidade que atende muitos jovens das classes populares do campo e da cidade oriundos de diversos territórios da Bahia e outros estados do Brasil. Infelizmente no cenário atual, encaramos um governo que busca reduzir essas conquistas sociais e para isso ataca diretamente a ciência e as universidades. A violação à autonomia universitária proferida pelo governo federal, onde pela primeira vez não reconheceu a indicação do primeiro nome da lista tríplice apontada pela comunidade acadêmica da UFRB, mostra abertamente o seu caráter autoritário.
No entanto, em meio aos desafios colocados pelo atual cenário saudamos ao Reitor Dr. Fábio Josué, o vice-reitor e toda equipe, pois a trajetória acadêmica do Professor Dr. Fábio Josué em defesa da Educação Pública, da formação de professoras e professores e em defesa da Educação do Campo será indispensável em um momento da história do país, onde precisamos trilhar o caminho da resistência para defendermos os investimentos públicos na ciência, tecnologia e educação e é nesse sentido que repudiamos o projeto em curso de privatização da universidade pública brasileira.
Destacamos ainda que é importante fortalecer o debate e estudo da Pedagogia índia, negra e popular, nós da Teia dos Povos estamos a disposição para ajudar a construir uma proposta que dê subsídios e fortaleça a práxis pedagógica dos povos. Nesse sentido, queremos reiterar o nosso grande apreço por esta universidade e pelo trabalho do novo reitor, ao tempo em que colocamo-nos à disposição para contribuir nesta importante missão.
Cordialmente,
Teia dos Povos