Já faz alguns anos que os(as) jovens da aldeia Guyra Nhendu (Som dos Pássaros) e a coletividade habitante do Território Junana compartilham o espaço físico e maquinário para o processamento dos frutos da palmeira Juçara, planta nativa da mata atlântica que em algumas regiões encontra-se ameaçada de extinção.
Localizadas na Linha Solidão em Maquiné/RS, as duas comunidades vizinhas contam com grande número de pés de juçara que crescem espontaneamente nesta mata preservada.
Com grande potencial alimentar, a polpa de juçara já faz parte da cultura local. Ela é também uma das principais formas de sustento dessas comunidades, sendo fonte de renda e autonomia alimentar para outras pessoas da região que integram esse processo cooperativo.
Entretanto, as instalações físicas para a realização desse trabalho, que envolvem equipamentos grandes de processamento como a despolpadeira, seladora e freezers, estão se deteriorando nos últimos anos e exigindo investimentos urgentes para que a produção possa continuar. A vontade dos dois grupos é ter um espaço especialmente dedicado para este processamento, melhorando assim as condições de trabalho e de higiene.
Portanto, a aldeia Som dos Pássaros e o Território Junana decidiram unir forças nessa campanha, para viabilizar a construção de um galpão 4x5m, com toda a instalação elétrica e hidráulica necessária para o processamento, e espaço para os freezers.
Assim, solicitamos a ajuda de cada um e cada uma de vocês nesta campanha, que visa arrecadar 7.000,00 para a realização desta obra. Queremos ter a estrutura pronta para que possamos aproveitar a safra deste verão.
Erguer esse espaço significa para nós um importante passo na caminhada de autonomia alimentar em rede e sustento de nossas comunidades, a partir do compartilhamento dos meios de produção e do bem comum a que essa estrutura servirá.
Qualquer contribuição é muito bem vinda. Pedimos também o apoio de todes na divulgação desta campanha.
Haeveté!
Gratidão!
Acesse o site da vaquinha aqui