Posted on: 31 de maio de 2022 Posted by: Teia dos Povos de Pernambuco Comments: 0

Comissão Pró-Teia dos Povos de Pernambuco

Terça-feira, 31 de maio de 2022.

Desde o dia 26 a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata vivem em estado de calamidade causado pela falta de prioridade às ações de infraestrutura que interessam às comunidades periféricas e às zonas rurais. Já são mais de noventa pessoas mortas e centenas feridas confirmadas, além das milhares que se encontram desabrigadas, afetadas pelas fortes chuvas e suas consequências sobre precárias habitações.Apesar do tamanho de tantos danos, poucos e lentos são os posicionamentos oficiais do Governo do Estado de Pernambuco e das prefeituras. Nas suas redes sociais, o marketing faz o serviço direitinho, apresentando as providências para atenuar a fome de quem perdeu tudo, ações iniciadas a partir de hoje. Durante o final de semana, enquanto milhares de pessoas sofriam, os chefes do executivo curtiam o frio sem ver uma goteira sequer.

Saídos de suas confortáveis poltronas, agora sobrevoam as áreas e conversam com moradores que acabaram de perder familiares, enquanto o pouco que construíram em suas vidas está sendo levado pela lama. Ainda há centenas de pontos sujeitos a fortes deslocamentos de terra e desabamento de barreiras, problemas que poderiam ter sido evitados com obras de prevenção. Além disso, algumas comunidades continuam sem luz e sem água, em condições realmente precárias, como é o caso das comunidades entre os municípios de Olinda – Paulista, há três dias sem energia. Na altura da PE – 15, fazem um bloqueio solicitando atendimento da empresa CELPE, responsável pela energia no estado de Pernambuco.

O descaso provocou essa tragédia, reflexo de cortes em vários programas de desenvolvimento social e de infraestrutura das cidades, com verba direcionada para os bairros nobres e para ações de marketing.

Chuvas como as que estão ocorrendo agora fazem parte do fluxo das águas do nosso planeta, que devem se tornar ainda mais devastadoras, não apenas por conta do aquecimento global. Quem administra as cidades não dá o devido valor às árvores, não respeita os leitos e várzeas dos rios e não cuida para que todas as pessoas tenham direito a terrenos seguros para construir suas moradias.  

Mais uma vez é a própria sociedade em solidariedade que se responsabiliza em tentar salvar quem ainda pode ser salvo, escavando com as mãos as pessoas debaixo de lama e escombros, abrigar quem ficou sem um teto, alimentar quem tem fome e dar remédio a quem se acidentou. Foi o próprio povo que se socorreu enquanto as forças públicas, ainda hoje, não chegaram a algumas localidades.

Se tivesse ocorrido nos bairros nobres de Recife haveria comoção, mas como se trata das regiões onde o povo foi jogado à própria sorte, sobra descaso. São movimentos como o Gris Espaço Solidário localizado na Várzea, uma das regiões mais afetadas pela chuva no Recife; COPPA (Rede de Coletivos Populares de Paulista), que engloba coletivos da Região Metropolitana e Zona da Mata; Coletivo Ibura Mais Cultura localizado em um dos maiores bairros de Recife e também dos mais afetados, o Ibura. São entidades, coletivos e movimentos que estão realizando campanhas de arrecadação de alimentos e mantimentos, é o próprio povo tendo que salvar o povo.

Nós enquanto Comissão Pró-Teia do Pernambuco, nos solidarizamos com as comunidades afetadas pois entendemos que o direito à moradia digna e segura é essencial para a existência do mundo pelo qual lutamos. A aliança entre os povos nas mais diversas condições territoriais é a base de nossa luta e estamos aqui firmando esse elo em denúncia aos descasos e com um chamado de ajuda. Abaixo está uma lista das diferentes localidades onde podem ser levados suprimentos, trabalho voluntário, e também os mais diversos canais de arrecadação de fundos de algumas comunidades afetadas. Estão sendo arrecadados como prioridades alimentos, roupas, colchões, agasalhos, itens de higiene e doações em dinheiro. Abaixo uma lista com canais e locais para doação e voluntariado.

O povo pelo povo!

Recife

O Gris Espaço Solidário está abrigando e agindo na região da Várzea, estão recebendo materiais de limpeza, agasalhos e roupas, colchões. Doações pelo PIX 81982314011 ( Joice Paixão – Celular)
Rua Diogo Barbosa Machado, 15, Várzea, Recife

No bairro da Várzea estão também sendo arrecadadas roupas de cama, agasalhos e produtos de higiene pessoal que serão repassadas para a associação de moradores da Várzea em auxílio às famílias da Vila Arraes e Beiro do Rio. Os pontos de arrecadação são a Cafeteria O Melhor Cantinho da Cidade – R. Azeredo Coutinho, 10 –  e o Mercado Paço 23 – R. Francisco Lacerda, 374 – Várzea (Rua da Feira).

A Campanha Mãos Solidárias está recebendo doações de água, comida, barracas, lonas e colchões para famílias desabrigadas na Região Metropolitana no Armazém do Campo do Recife – Av. Martins de Barros, 387, Santo Amaro. As doações em dinheiro são pelo PIX 09.423.270/0001-80 (CNPJ).

A Unificados pela População de Rua está com um abrigo emergencial e com campanha de arrecadação de colchões, lençóis, materiais de higiene pessoal e alimentos. O endereço do abrigo e local para deixar as doações é Rua do Sol, 107 – Santo Antônio (próximo ao Teatro de Santa Isabel). e o PIX 44.908.842/0001-11 (CNPJ).

A Campanha Ciranda Solidária  está pedindo alimentos para fazer sopa para os desabrigados além de potes, quentinhas, talheres, arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Os pontos de acolhimento são a Casa de Ana Santa, Casa de Vani e partir do domingo (29) Capela N. S. Aparecida. Doações em dinheiro através do PIX 43420869487 (CPF).

A Associação de Moradores de Três Carneiros Alto está recebendo doações pelo PIX 81984241848 (Levi Costa Oliveira Pontes)

Associação KARAXUWANASSU de indígenas em contexto urbano de Recife estão arrecadando ajuda para as famílias afetadas pelo PIX assicuka@gmail.com

Coletivo Ibura Mais Cultura está mapeando as famílias atingidas nas comunidades Vila Betel e Potlinha na região do Ibura em Recife. Estão recebendo ajuda pelo PIX lidialins04@gmail.com ou seabraprod@gmail.com  .

A VILA ESPERANÇA no comunidade do Monteiro em Recife é um grupo de famílias que foram atingidas gravemente pelas chuvas e estão recebendo doações presenciais, agasalhos, roupas, colchões, mantas, lençóis e alimentos e pelo PIX 81985731830
Doações presenciais em:
Rua Ilha do Temporal, 83, Monteiro.

A ação Cabogó para Todos, em Areias, está arrecadando alimentos não perecíveis, garras de água, roupas e cobertores na Rua Oiticica Lins, 134 – Areias, Recife.

A Associação Pernambucana das Mães Solteiras (APEMAS), no Vasco da Gama, está recebendo doações de qualquer tipo para desabrigados da região na Rua Santa Maria Goretti, 257 – Vasco da Gama, Recife. O telefone para contato é (81) 98532-1020

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está recebendo itens de necessidades básicas que serão entregues a associações comunitárias que lidam com famílias atingidas pelas águas no Hall da Reitora da Universidade – R. Bacatuba – Cidade Universitária, Recife.

A Marcha Mundial das Mulheres está fazendo uma campanha de arrecadação de donativos para enviar ás famílias atingidas pelas chuvas nos seguintes pontos de arrecadação:

CENTRO – Av. João de Barros, 633 – Boa Vista, Recife

COQUE – R. Catalão, 92 – Ilha Joana Bezerra, Recife

ARRUDA – R. das Moças, 77 – Arruda, Recife

IPUTINGA – R. General Vargas, 25 – Iputinga, Recife

PAULISTA –  R. Barreiros, 136 – Arthur Lundgren I, Paulista

JABOATÃO – R. Andaraí, 101 – Jardim Piedade, Jaboatão dos Guararapes

O Grupo Espaço Mulher, localizado na comunidade de Passarinho, está recebendo doação de roupas, comida, material de limpeza e produtos de higiene pessoal na sede do grupo, que fica na R. Jandaia, 5 – Passarinho. Mais informações pelo telefone (81) 98352-3370.

A Roça Oxaguiã Oxum Ipondá, localizado no Córrego do Jenipapo, está arrecadando donativos para ajudar a comunidade que foi atingida pelas fortes chuvas. Roupas, casacos, lençóis, alimentos fraldas e produtos de limpeza são necessários. As doações devem ser feitas na R. Três Morros, 35b, Córrego do Jenipapo ou no PIX 81998540-6962

Olinda

Na Cidade Tabajara  o Projeto No meu bairro tem axé está disponibilizando Pix Solidário para ajudar a comunidade de terreiro da região.. As doações deve ser feitas para o número 81 996291585.

Em Peixinhos, o Coletivo Mulheres Periféricas e LGBTQIA+ está mobilizando donativos para serem entregues na Rua Igarassú, 130 – Peixinhos, Olinda. Também foi disponibilizado o PIX 81 986423513.

No mesmo bairro também estão arrecadando doações de alimentos, remédios, fraldas, materiais de higiene pessoal, roupas de casa e financeiro para as mais de 76 famílias do bairro de Peixinhos que estão desabrigadas e alojadas no colégio CAIC através do PIX 81 99898-6622.

O Espaço Acalanto, na comunidade do Detran, zona oeste da cidade, está buscando itens para preparo de um sopão que será distribuído amanhã para a comunidade. O PIX é o acalantorecife@gmail.com.

O Ilê Axé Oxum Ipondá está arrecadando agasalhos, roupas, produtos de higiene pessoal e alimentos não-perecíveis na sede de Ilê, na R. João José Tertuliano, 305 – Fragoso, Olinda.

Paulista


Em Paulista a Rede COPPA ( Rede de Coletivos Populares de Paulista) está com a campanha de arrecadação para as comunidades afetadas. As doações podem ser presenciais nos pontos de coleta ou via PIX 81 988707742 (celular) Rafaela da Silva Nascimento
Pontos de Coleta:
Maranguape I: Av. Colibri Quadra 61, Bloco 07, AP 103. Paulista – PE

Maria Farinha: Rua Cearana, 160. Paulista – PE. Contato 81 996163139 (Raphaela)
Paratibe: Rua José Presbitério, 42. Contato 81 988966736(Eduardo). Paulista – PE.

Goiana

As famílias de Pescadoras e Pescadores de Pernambuco do município de Goiânia que foram atingidas pelas chuvas estão recebendo ajuda nos seguintes canais:
Conta Bradesco
AG 1599-7
CP 10266-0
Conselho Pastoral dos Pescadores
PIX 042 772 374 73
Agostinho da Silva Evangelista

Glória do Goitá e Ibimirim 

O SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) está coletando arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, cobertores, roupas e agasalhos. Os produtos podem ser deixados na sede da escola em Glória do Goitá ou Ibimirim. Ou, uma contribuição pode ser feita através da conta abaixo. 

Banco do Brasil – Agência: 2081-8 | Cc: 8.437-9

Vitória de Santo Antão

O Afronte (PE) está recolhendo donativos e recebendo ajuda através do PIX para destinar aos atingidos pelas enchentes na cidade de Vitória de Santo Antão e também em Recife. 

Leave a Comment