Posted on: 10 de setembro de 2019 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0
CARTA DAS PRÉ JORNADAS DA TEIA DOS POVOS DA BAHIA

As Pré-Jornadas de Agroecologia constituem-se em um importante espaço de fortalecimentos dos povos, contribuindo para o avanço da Agroecologia nos territórios. Desde 2017, as Pré-Jornadas vêm acontecendo na perspectiva de ampliar os debates e dialogar com a sociedade sobre o tema “Terra, Território e Agroecologia”.

A primeira iniciativa aconteceu em 2017, com a turma de jovens estudantes de Licenciatura em Educação do Campo e professores e professoras da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), um dos Elos da Teia dos Povos. Graças à iniciativa dos estudantes e contribuição valorosa dos/as professores/as foi possível realizar a I Pré-Jornada de Agroecologia, em Amargosa e Irará – Território do Portal do Sertão, envolvendo os povos do campo e cidade do Recôncavo Baiano e Vale do Jiquiriçá, no intuito de mobilizar e organizar as caravanas rumo à V Jornada de Agroecologia, em Porto Seguro, com tema “Terra e Território: Natureza, Educação e Bem Viver”. A partir dessa ação, democratizou-se a atividade denominada Pré-Jornada e aprofundaram-se os diálogos acerca da Agroecologia em todo o território baiano.

Ao assumir essa tarefa, a Teia dos Povos levou adiante a ideia de realização das Pré-Jornadas com o apoio das comunidades Indígenas, Quilombolas, Comunidade de terreiro de matriz africana, assentados/as de áreas de Reforma Agrária, pequenos agricultores, comunidades urbanas, estudantes, professoras e professores e todos que se engajam na luta por Terra, Território e Agroecologia. Nessa perspectiva, foi possível seguir adiante e transformar as Pré-Jornadas em um ponto de partida para dialogar com os povos nas comunidades e territórios, materializando o que diz o velho Chê: “Quando o extraordinário se torna cotidiano, é a revolução”. Nesse contexto, as Pré-Jornadas possibilitam que grandes temas se transformem em extraordinários e cotidianos. Foi tanto sucesso que, desde o ano de 2018, foram realizadas mais de 20 Pré Jornadas e, ainda, estão ocorrendo em todo o Estado baiano.

Diante desse contexto, muitas mobilizações, andanças e organizações na direção do cumprimento dessas atividades já foram realizadas, os espaços de encontro para troca de experiências, fortalecimento e solidariedade entre povos estão acontecendo em toda parte da Bahia: na Chapada Diamantina, no Sudoeste, no Recôncavo, no Sul, Extremo Sul, no Baixo Sul. No intuito de levar o debate da Agroecologia e fortalecer a identidade dos povos a partir de iniciativas como: troca de sementes crioulo-nativas, mudas, troca de saberes e fazeres, cantos, união dos povos e reflexões.

Esses espaços têm contribuído para uma ação articulada, na perspectiva de enfrentar os desafios dessa conjuntura, garantindo a continuidade das lutas e a solidariedade mútua para a conquista da Terra e defesa dos territórios, da produção agroecológica, da liberdade e vida dos povos.
Que as Pré-Jornadas possam continuar com toda força, que possamos resistir, cuidar e a evoluir junto com nossa Mãe-Terra, cabrucando, semeando e reflorestando, guiados e guiadas pelos ancestrais rumo à construção de uma Ciência para além do capital e a serviço do povo.

 

Viva as Pré-Jornadas!
Viva a Agroecologia!
Viva a VI Jornada de Agroecologia da Bahia nas Terras do Povo Payaya!

 

 

MAIORES INFORMAÇÕES:
E-mail: teiadospovos.livre@gmail.com
TELEFONES PARA CONTATOS: Solange Brito (73) 98116 – 3894,
Juvenal Payaya (71) 98885-8815,  Deysiane Ferreira (73) 98133-1032,
Therezinha Pôtíra (31) 99236-0113.

 


LEIA TAMBÉM:

 

INSCRIÇÕES PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

COLABORE COM VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

ORIENTAÇÃO GERAIS PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA – 2019

OPÇÕES DE ÔNIBUS E HOSPEDAGEM PARA QUEM IRÁ PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

 

 

 

Leave a Comment