Posted on: 12 de junho de 2021 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

ACONTECE AGORA INVASÃO POR GRILEIROS NAS TERRAS DOADAS AOS INDÍGENAS DA ALDEIA KATURÃMA, ATUALMENTE LOCALIZADA NA MATA DO JAPONÊS, EM SÃO JOAQUIM DE BICAS(MG).

Os grileiros estão invadindo, retirando madeira, fazendo uma “limpeza”, saindo com caminhonetes e caminhões de madeira/lenha. Eles entram para dentro da Mata do Japonês e vão destruindo tudo. Entram com bebidas, fazendo uma grande algazarra e invadindo o território que é Terra Indígena. Terras que foram doadas de forma séria e legal pela Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira aos povos indígenas da Aldeia Katurãma que foram atingidos pelo crime do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. É muito urgente a mobilização de todas as pessoas interessadas em apoiar as lutas tanto indígena, como ambiental.

Precisamos mobilizar desde a sensibilização e a divulgação dessa situação complexa, delicada e urgente na imprensa, passando pela cobrança da atuação da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e chegando até o apoio de todas as demais pessoas interessadas em apoiar a luta indígena da Aldeia Katurãma. É urgente a mobilização de todes para divulgar o financiamento coletivo (crowdfunding) para construção da casa e cozinha coletiva dos indígenas que estão ocupando (in loco) a Mata do Japonês em São Joaquim de Bicas (MG).

Agora, neste momento, o mais urgente é divulgar na imprensa essa invasão e ameaças feitas pelos grileiros na Terra Indígena da Mata do Japonês. Os grileiros estão se mobilizando entre eles, fazendo reuniões e juntando dinheiro para promover as invasões de 34ha de matas que os indígenas querem preservar. As pessoas interessadas em apoiar seja com materiais básicos para a construção da casa e cozinha coletiva, seja com dinheiro para o financiamento coletivo, seja indo acampar junto com os indígenas na Mata do Japonês, por favor, entrem em contato. O território é dos indígenas, mas a luta pela preservação da Mata do Japonês depende da mobilização de toda a sociedade civil!


OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONTEXTO DO CASO & REPORTAGENS QUE JÁ SAÍRAM EM ALGUMAS MÍDIAS

LINK DO FINANCIAMENTO COLETIVO PARA CONSTRUÇÃO DE CASA E COZINHA COLETIVA DOS INDÍGENAS NA ALDEIA KATURÃMA:

https://evoe.cc/apoio-emergencial-para-retomada-indigena-na-mata-do-japones-saojoaquim-de-bicas


VÍDEO QUE REGISTRA UMA DAS INVASÕES FEITAS PELOS GRILEIROS NA TERRA INDÍGENA KATURÃMA (MG):


IMAGEM DA MATA DO JAPONÊS QUE ESTÁ SOB A GUARDA DOS GUARDIÃES INDÍGENAS:


FOTOS FEITAS PELOS PRÓPRIOS INDÍGENAS DO MOMENTO EM QUE FIZERAM O B.O. JUNTO A PM LOCAL:


FOTOS TIRADAS PELAS FOTÓGRAFAS ISIS MEDEIROS E LUCIANA CASTRO DO ENCONTRO ENTRE OS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE E A COMUNIDADE MINEIRA NIPO-JAPONESA NA TERRA INDÍGENA KATURAMÃ, ATUALMENTE LOCALIZADA NA MATA DO JAPONÊS, EM SÃO JOAQUIM DE BICAS (MG):


FOTOS TIRADAS PELAS FOTÓGRAFAS ISIS MEDEIROS E LUCIANA CASTRO DOS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE NA TERRA INDÍGENA KATURAMÃ, ATUALMENTE LOCALIZADA NA MATA DO JAPONÊS, EM SÃO JOAQUIM DE BICAS (MG):


CONDIÇÃO DA COZINHA E A NECESSIDADE DO FINANCIAMENTO COLETIVO PARA MELHORAR A ESTRUTURA DOS INDÍGENAS QUE ESTÃO NA TERRA INDÍGENA KATURAMÃ, ATAULMENTE LOCALIZADA NA MATA DO JAPONÊS, EM SÃO JOAQUIM DE BICAS (MG):


NOTÍCIAS QUE JÁ SAÍRAM NA IMPRENSA:

– Jornal Estado de Minas:

Grupo indígena toma posse da Mata do Japonês, em São Joaquim de Bicas (Jornal Estado de Minas)

Grileiros reivindicam lotes em área preservada cedida para povo indígena

Disputa na Mata do Japonês

– G1:

Indígenas atingidas por tragédia da Vale que ocupam reserva chamam polícia após ameaça

Leave a Comment