Posted on: 18 de março de 2021 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Solicitação de Apoio Político e Material

Aos Sindicatos, Movimentos Sociais, Partidos, Parlamentares, ONGs, Entidades Civis e Religiosas, Lideranças Políticas


Companheiras e Companheiros,

As famílias posseiras nas fazendas Barreirinho e Rio das Pedras/Barra, no município de Prata MG, passam por uma situação de extrema violência praticada por jagunços e milicianos sob o comando do senhor Mário Renato Palmério Assumpção, membro da família proprietária da UNIUBE – Universidade de Uberaba.

Há meses os posseiros da Comunidade Barreirinho estão sofrendo ataques, sendo que, recentemente, as cercas foram arrancadas, a energia cortada, as estradas de acesso aos lotes bloqueadas, plantações destruídas, colchões e ferramentas roubadas, além de sofrerem ameaças e agressões. Também, na Comunidade Rio das Pedras/Barra, as ameaças para a expulsão das famílias estão em um crescente, chegando ao ponto de se colocar veneno na caixa d’agua.

Indivíduos de uma tal empresa de Uberlândia, denominada Estratégia Segurança e Canil, foram contratados, montaram guarda próximo dos posseiros na Barreirinho e estão aterrorizando as famílias, com facões em punho, cães pitbull, rondas noturnas e disparos de tiros, impedindo as pessoas ao direito de ir e vir dentro da fazenda para as lidas diárias.

No dia 20/02/21, feriram 9 posseiros das duas comunidades, conforme BOs e exames de corpo delito constantes do inquérito gerado. No dia 12/03, por volta das 16:00, enquanto as vítimas estavam prestando depoimento perante o Delegado de Prata, as moradias de dois idosos, D. Rita e Sr. Donizete, foram incendiadas, com perda total de todos os móveis, utensílios e pertences.

A posse das famílias é antiga, desde 2011, com origem na primeira ocupação dos imóveis de propriedade da Canabrava Agropecuária Ltda, com área total de quase 3 mil hectares. Hoje, a área total ocupada pelas duas comunidades soma 381 hectares. Jamais houve ação ajuizada pela proprietária para a retirada das famílias, e os conflitos ocorridos se deram anteriormente, com compradores de glebas no local.

Em que pese não ter sido proposta qualquer ação pela Canabrava, que, registre-se, é empresa falida e devedora de impostos à fazenda pública, as agressões aos posseiros tem se dado sob chefia de Mário Renato, membro do clã Palmério, o qual estava à frente da jagunçada (de 20 a 30 indivíduos), na violência perpetrada no dia 20/02/21. O objetivo é tocar terror para a expulsão das famílias e destruição das provas da posse.

Os crimes cometidos contra os posseiros são flagrantes, mas a PM se limitou a redigir Boletins de Ocorrência. Assim foi que o trator do agressor seguiu adentrando os lotes dos posseiros, destruindo plantações e acuando as famílias. No último dia 15 de março, o delegado do município de Prata foi ao local, identificou alguns dos sujeitos e os intimou a deporem. Todos os fatos também são do conhecimento do Ministério Público.

Os posseiros são defendidos pelas advogadas Marilda Ribeiro e Maria Laura, as quais já ajuizaram em 02/03/21, junto ao juiz da Comarca de Prata, Ação de Interdito Proibitório contra o senhor Mário Renato e pela retirada imediata dos seus comandados do local. Espera-se a expedição de mandado proibitório.

Na data de 16/03, os agressores prestaram depoimento perante o Delegado de Prata, acompanhados do advogado Rogério Zeidan, o qual cuida dos interesses do comandante mor da operação de terror, Mário Renato Palmério.

Por todo o exposto nos dirigimos a vocês, lutadores, comprometidos com os direitos e a justiça social, solicitando todo apoio político e material para colocarmos fim a esta absurda violência contra os trabalhadores.

SOLICITAÇÕES

– Gestões junto ao Comando Regional da Polícia Militar para que atenda prontamente aos chamados dos posseiros e prendam os milicianos que praticaram os crimes já evidenciados;

– Gestões junto ao juiz da Comarca no sentido de que se sensibilize com as vítimas e ponha fim imediato às agressões e despache com rapidez a Ação proposta;

– Acompanhem de forma solidária o trabalho do delegado do município que já visitou o imóvel e ouviu os depoimentos dos posseiros;

– Sejam generosos na oferta de alimentos para com as famílias – campanha da cesta básica;

– Colaborem com recursos que serão revertidos para a produção das hortas comunitárias, aquisição de sementes, adubos, óleo diesel, ferramentas;

– Colaborem com a campanha para as duas famílias que tiveram suas casas queimadas e todos os pertences destruídos – colchões, fogões, geladeiras, armários, alimentos e utensílios diversos.

ASSINAM

– Comunidade Barreirinho

– Comunidade Rio da Pedras/Barra

– Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho

– Fórum de Apoio a Luta da Fazenda Barreirinho – Rio das Pedras/Barra

Leave a Comment