Neste fim de semana, nos dias 16 e 17, acontece a celebração de Nhemongarai, uma antiga cerimônia dos Guarani M’bya que marca o batismo das crianças com seu nome sagrado, além do batismo da Erva Mate, assim como do Milho ou das Águas.
Neste momento, o Pró-Teia São Paulo se organiza para comparecer à celebração, finalizar a obra da Oca de Saberes que se iniciou em agosto, e, junto dos Guarani, celebrar o trabalho na terra, o plantio e o espírito sagrado de Nhanderu que rege o Nhanderekó (modo de vida Guarani) e agradecer pelo alimento oferecido pela terra. Na ocasião, os parentes da aldeia Tekoa Paranapuã de São Vicente (Litoral de São Paulo) também comparecerão à cerimônia fortalecendo o espírito do Nhemongarai.
O convite aberto a amigos e amigas, apoiadores e apoiadoras foi aberto pela liderança da aldeia Tekoa Yyrexakã. Apesar de poucos lugares disponíveis no transporte, caso haja interesse em comparecer, pedimos que entre em contato com as páginas da Teia dos Povos (Twitter, Instagram ou Facebook) ou do CUAPI (Twitter e Instagram).
É imprescindível que estejamos de PFF2 ou máscaras duplas e manter a higiene o tempo todo. Cada participante levará sua própria barraca e utensílios de cozinha próprios para a alimentação coletiva. Todo o alimento será compartilhado e é tradicional que nos alimentemos de milho (avaxi), batata doce (dejty), mandiocas (mandi), mbojape e txipa (bolinhos tradicionais).
Aguyjevete!