Posted on: 19 de dezembro de 2022 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Comunidade Pesqueira e Quilombola Conceição de Salinas, 20/12/2022

Companheiros e Companheiras,

No ano de 2023, será realizada uma nova Jornada da Teia dos Povos que acontecerá em um território afro-indígena na Comunidade Quilombola e Pesqueira Conceição de Salinas, em Salinas da Margarida/BA. A conjuntura política do país reforça a importância da realização deste encontro como forma de fortalecer a solidariedade e a ação conjunta entre movimentos, povos e comunidades. Será um espaço de celebração e união, capaz de conectar sociedade, natureza e ancestralidade em um único espaço, reunindo vários elos de resistência e luta.

Nessa perspectiva, a Teia dos Povos convoca a todos que querem participar com algumas orientações para organizar e mobilizar nossos coletivos, no intuito de fortalecer e garantir a nossa VII Jornada de Agroecologia da Bahia no Território da Comunidade Pesqueira e Quilombola Conceição de Salinas.

Sobre a chegada

Aos participantes da jornada, serão disponibilizadas no site e nas redes de comunicação da Teia dos Povos algumas informações sobre como chegar no território, portanto é importante ficar atentos às notificações e orientações.

Ao chegarem ao território, todos os participantes e caravanas devem se credenciar para confirmar a presença no evento. Serão informadas no credenciamento as localizações dos espaços, tais como: alojamentos, banheiros, tenda da saúde, feira e outros.

Obs.1:

1- Lembrar de levar documentos com foto para credenciamento;

2- levar seu kit militante (prato, talher e copo);

3- Levar máscara.

Obs.2:

Os responsáveis devem ter o cuidado com suas crianças, principalmente por causa do mar. É importante que os responsáveis informem, ao realizar o credenciamento das crianças, todas as informações possíveis.

Sobre os alojamentos

Na Jornada haverá área para camping direcionada aos participantes. Assim, será necessário que cada caravana esteja ciente sobre a necessidade de levar: barracas para camping, itens de higiene pessoal, colchonete, rede, lençol, prato, talheres, copos e baldes. Deverá ser respeitado um limite de espaço de 1 metro entre as barracas para evitar quaisquer formas de aglomeração.

Por ser período de verão, provavelmente haverá aluguel de casas, kitnets, quartos, hotel e pousadas disponíveis na cidade.

Sobre as cozinhas

Haverá espaços para montar as cozinhas, assim, é necessário que cada caravana garanta sua estrutura de cozinha (fogão, botijão, caixas térmicas, panelas, tachos, alimentos).

Sobre a Alimentação

Pedimos aos participantes para se responsabilizar pela alimentação individual e de seu coletivo, especialmente para quem tem uma alimentação com alguma restrição. Pedimos que os participantes garantam produtos da terra e do mar: hortaliças, frutas, pescados, verduras, polpas, aipim, farinha, feijão, entre outros.

Obs.1: Recomendamos que cada caravana ou indivíduo leve sua alimentação/cozinha (de preferência que sejam produtos cultivados na terra/comunidade) ou dinheiro para comprar lá. Para aqueles que não puderem (sejam caravanas ou indivíduos), podem levar alimentos ou força de trabalho para contribuir com as cozinhas dos territórios e caravanas que vão estar lá e que aceitem sua contribuição.

Obs.2: Haverá uma Praça de Alimentação dos Povos, onde será comercializada a produção das comunidades presentes, incluindo refeições.

Obs.3: É necessário levar seu kit militante (prato, talher e copo). 

Sobre a Feira dos Povos

A Feira Agroecológica dos Povos é um importante espaço sócio cultural, onde há trocas de saberes e fazeres. É um espaço de interação entre os povos que preservam a diversidade da cultura popular e alimentar.

Obs.1: É importante que os participantes levem suas sacolas de compras, evitando o uso de materiais plásticos (copo, talher, prato, sacolas, etc.), visando a preservação da natureza.

Sobre a apresentação de pôster

A equipe da comissão científica e pedagógica estará orientando e acompanhando as submissões de trabalhos antes e durante a Jornada. Para acessar as normas de submissão dos trabalhos e demais informações, estamos disponibilizando o link abaixo até o dia 23/12/2022 (podendo haver alterações na data – fique atento ao site e as redes de comunicação):

Sobre o transporte

A organização e os custos do transporte são de inteira responsabilidade de cada comitiva, caravana e  indivíduo. A organização da VII Jornada pode tirar dúvidas e auxiliar no que for preciso, mas fica a responsabilidade da caravana garantir seu transporte.

Inscrições

As inscrições são feitas através do formulário divulgado no site e nas redes de comunicação da Teia dos Povos com as orientações. Segue o link para inscrição: 

Obs.1: Importante deixar claro que o pagamento da inscrição NÃO inclui a alimentação.

Obs.2: Os participantes devem informar seu meio de transporte, se será necessário estacionamento ou não, se é ônibus ou carro (grande ou pequeno), etc.

Obs.3: O período de inscrição está no site e nas redes, pedimos atenção às datas.

Obs.4: Ao chegarem no território, todos devem se credenciar para confirmar a presença.

Obs.5: Haverá inscrição presencial para participação no evento no primeiro dia da jornada (30/01/2023). A inscrição durante toda a jornada depende de como estará o avanço da COVID-19 no período do evento.

Monitoria

Os participantes que se inscreveram na jornada podem participar da monitoria para contribuir e auxiliar em alguns espaços como: credenciamento, lista de presença, recepção e orientação. A monitoria será rotativa durante os dias da jornada dentro dessas funções e tarefas. Para se inscrever na monitoria, será divulgado no site e em redes de comunicação da Teia dos Povos um link para o formulário. Todos que participarem da monitoria receberão certificado.

Obs.1: Esse formulário exigirá o comprovante de inscrição e pagamento.

Obs.2: Os participantes que se inscreverem podem receber 50% de desconto no valor da inscrição. Fica aberto ao diálogo que o pagamento dos 50% seja feito em forma de alimentos. Ainda assim, isso não quer dizer que dá direito ao monitor à alimentação durante a jornada.

Obs.3: Condições de prioridade para os critérios da seleção do perfil para ser monitor: 1) já ter participado de pelo menos uma jornada; 2) Ser de algum movimento organização social; 3) ser estudante (ensino médio, técnico ou superior).

Obs.4: O número de participantes para monitoria é limitado.

O período de inscrição ainda será divulgado.

Terreiro Lúdico

Durante os dias da Jornada, haverá atividades pedagógicas voltadas para as crianças participantes do evento. As atividades trabalharão a identidade, educação agroecológica, o lúdico como mecanismo de valorização dos saberes populares, utilizando arte, brincadeiras e músicas voltados para o Tema: Terra, Território e Água: fortalecer a (r)existência, construir a soberania popular e defender o modo de vida tradicional e ancestral.

Obs.1: O espaço é destinado às crianças. O espaço irá funcionar paralelo aos espaços da jornada (círculos de debate, oficinas, rodas de conversa) com o intuito de fortalecer o conhecimento dessas crianças e que as crianças participem como seres protagonistas junto a seus pais e demais participantes na Jornada de Agroecologia.

Obs.2: Importante que os responsáveis tragam elementos como livros, materiais pedagógicos, urucum e brinquedos artesanais para que as crianças possam produzir seus próprios brinquedos e que venham a compor o cenário do Terreiro Lúdico.

Obs.3: É de extrema necessidade que os responsáveis pelas crianças estejam sempre em diálogo com as pessoas da comissão e coordenação do espaço.

Obs.4: A alimentação é de responsabilidade dos responsáveis da criança (café da manhã, almoço, janta e eventuais lanches).

Comissões de trabalho

As comissões de trabalho atuam durante a jornada, garantindo: a disponibilização da alimentação no horário definido, a limpeza dos espaços de uso comum, a mobilização dos participantes para as atividades. Cada caravana deve destacar, para cada dia, pessoas para participarem nessas tarefas, que serão rotativas durante toda a jornada. 

Obs.1: Se você que não tem caravana, pode dialogar para que se insira em uma caravana durante o período da jornada para contribuir nas comissões. Caso você peça para compartilhar da alimentação de uma caravana, deve contribuir com essas tarefas. Os Coordenadores das Caravanas são responsáveis por dialogar sobre sua alimentação e sua contribuição, te inserir nas comissões, te orientar sobre a caravana. Todas as caravanas devem sair dos Territórios com a lista dos participantes já inseridos nessas Comissões de Trabalho.

Cozinha e Limpeza

Limpeza: Durante os cinco dias, é importante que os espaços estejam limpos e organizados. Para isso é necessário que todos os participantes se mobilizem e cuidem do espaço.

Cozinha: As cozinhas serão organizadas por região. Cada caravana se organizará e montará a estrutura de cozinha (por exemplo, com lona preta ou toldo) com outras caravanas de acordo a região que atua. É importante que cada caravana venha com sua equipe de cozinha já montada para facilitar o processo organizativo.

Saúde

Tendo em vista a pandemia de COVID-19, é obrigatório o uso de máscaras PFF2 em todos os espaços da Jornada e a apresentação do comprovante de vacinação para a participação no evento. Recomendamos também que, quem não tenha tomado a terceira e/ou quarta dose, que busque o reforço de sua vacinação. Também, haverá, nos espaços do evento, álcool em gel e pias para a higienização das mãos.

Durante a Jornada, a medicina popular estará articulada com a comissão de saúde, se responsabilizando e organizando as dimensões do cuidado no dia a dia do evento. Envolvendo a saúde preventiva, serão aplicadas práticas tradicionais como o uso de fitoterápicos e de plantas medicinais. 

Obs.1: A comissão de saúde fez uma carta de orientações aos participantes da VII Jornada de Agroecologia da Bahia.

Obs.2: É importante que ao chegarem no território, os participantes façam o credenciamento (confirmando sua presença), sinalizando se existe algum problema de saúde, alergias e informar um contato ou responsável de emergência.

Mobilização 

Essa comissão atua com intervenções musicais ou poemas, animando e puxando as pessoas para se organizarem para os espaços e os horários. É dever de cada caravana se organizar e destinar pessoas para ficarem nessa função. 

Obs.1: Toda manhã, haverá a Alvorada, as orientações de horário, o que pode ou não ser feito na mobilização e em quais os momentos pode haver essas intervenções. Essas informações serão passadas no credenciamento.

Obs.2: Haverá bebês e anciões (mais velhos) que precisam de respeito e cuidado, portanto a mobilização e animação para o despertar deve ser feita de forma respeitosa.

Obs.3: As pessoas que não estão inseridas em uma caravana podem dialogar com os coordenadores das caravanas e participar também.

*Do traslado: É importante que as caravanas de locais distantes do Recôncavo saiam de suas regiões ou estado um ou dois dias antes do início das atividades, para que possam se organizar com antecedência e participar de toda programação da jornada.

*Do estacionamento: os espaços para os veículos grandes e pequenos serão distintos.  Os ônibus poderão deixar os participantes próximos aos alojamentos, devendo manobrar e estacionar no espaço destinado, que será o campo de futebol. Já os carros pequenos ficarão no acostamento ao lado do campo, em direção ao espaço onde acontecerão as grandes rodas. Haverá um mapa e monitores para orientação.

*Da proteção com o território: É importante cuidar da natureza do território que sediará a jornada. Portanto, é dever dos participantes: 1) não fazer fogueiras; 2) não jogar lixo nas áreas de pesca, costeiro, apicum e TAUS (Território de Aquisição de Uso Sustentável); 3) não retirar madeira das matas e manguezais; 4) não retirar frutas dos pés; 5) Evitar o uso de materiais plásticos (copo, talher, prato, sacolas).

*Do cuidado com as crianças: a VII Jornada será realizada em um território de ÁGUAS, então é importante que cada caravana tenha uma atenção especial com suas crianças. Portanto, é obrigação de todas as pessoas presentes cuidarem para que as crianças não estejam sozinhas no mar.

Estamos à disposição e desejamos que os espaços de Pré-Jornada sejam animadores e fortaleçam as caravanas rumo a VII Jornada de Agroecologia da Bahia!

Um forte abraço!

Com Atenção,

Comissão do Pedagógico da VII Jornada de Agroecologia da Bahia

Equipe do Pedagógico – Teia dos Povos 

James Brito – (75) 99199-2492

Giulia Barreto – (71) 98951-0141

Jeane de Jesus – (71) 99663-5814

e-mail: viijornadaagroecologiabahia@gmail.com

Cabe acrescentar que, no ato do credenciamento, será solicitado aos participantes os comprovantes de vacinação com a 3ª ou 4ª dose da vacina contra a Covid-19. Além disso, a organização da Jornada estará atenta às orientações das autoridades de saúde e aos decretos estaduais.