Posted on: 5 de março de 2021 Posted by: arkx Brasil Comments: 0

Boa tarde a todos.

Eis que chego agora pra trabalhar. Aqui na UPA encontro em um dos leitos… Tá difícil, viu? Um amigo meu. Já… Já…

Infelizmente, a notícia não é boa. Está com mais de 80% do pulmão comprometido. Aguardando a  ambulância retornar. Porque a regulação saiu daqui com três, rapaz. Estão esperando ela voltar prá regular ele. Está difícil.

E ainda tenho que escutar um bocado de gente dizendo que é… É… Tsk… Tsk… Eu não sei, viu? Eu não sei mesmo. Que nada, cara. Está difícil.

Tem gente minimizando um troço desse. O cara é jovem, porra. Trinta e dois anos. Forte. Cara bom, gente boa. Tranquilo, sabe? Em cima dele não tinha nada, cara. Nada! O cara sempre de academia, e tal.

Segundo os familiares aqui, ele não tava saindo. Tava cumprindo, e tal. Mas sempre tem um familiar que insiste em sair.

É foda, véio. É foda! Nunca pensei de eu tá vendo…

Quinze anos, velho, quinze anos trabalhando como técnico de enfermagem. Eu nunca pensei que eu ia passar por situações como eu tôu passando. De ver gente dando crise, e morrer praticamente nos meus braços.

E ainda tem um bocado de gente negando, dizendo que não… Fico, porra… Aii, Jesus Cristo. Eu, eu vivo um universo distópico, sabe? Eu vivo um universo distópico, cara.

Não sei mais o que que eu faço.

Além de cansado, nossa carga de trabalho foi aumentada prá poder atender a demanda. E a gente começa a ver essas coisas… Tá muito difícil, pô. Muito difícil mesmo.

Eu tôu exausto. Tipo já não aguento mais dar um passo.

Depois da reforma trabalhista, nós trabalhamos terceirizados, a primeira coisa que a empresa fez foi chamar a gente, demitir, pagar os tempo, né? E recontratar no novo contrato. Eu tive uma perda de de 35%.

Então, assim, a gente tem que se virar pra poder ter uma vida um pouco melhor, né?

Mas aí você chega aqui, recepção fervendo, um sol quente miserável. As pessoas no sol quente, porque aqui a recepção já não tem mais condições.

Tem portaria do Prefeito que proíbe filmar, proíbe isso, proíbe aquilo, entende? Tá cansativo.

É como médico aqui, que já estressou porque a mãe do cidadão que tá aqui com hepatite medicamentosa, por conta dessa imbecilidade de tratamento precoce.

Tá o médico explicando a criatura que pare de tomar, pare de tomar. Porque se ela pegar COVID, o vírus, ele naturalmente vai ganhar resistência. Porque é uma questão de mutação.

Tá o médico explicando tudo isso. E a pessoa: “- Não! Vocês estão mentindo?”

É surreal, porra! Parece que eu tôu em outro planeta.

O médico tá dizendo:

“- Olha, o vírus é um organismo mutante. Não fique tomando esse tipo de medicação. Medicação nenhuma traz anticorpo. A melhor forma é você ficar em casa. Usar sua máscara. Manter distanciamento social. Não se aglomerar prá evitar proliferação do vírus.”

E a pessoa tá lá dizendo que é mentira, na cara do médico, sabe? Que vai continuar tomando mesmo. Que ela quer que todo mundo fique doente.

Porra! Como é que eu quero que todo mundo fique doente?! Para aumentar ainda mais a minha carga de trabalho, cacete!

Pô, me desculpa os termos. Mas é um desabafo, pô.

Aí fica um bocado de fdp por conta desses desgraçados, ficam dizendo que tem tratamento precoce. Agora tem aqui hepatite medicamentosa. A gente vai fazer o quê? O cara tá aqui lenhado. Aguardando regulação, porque não tem.

Aí a gente faz o que agora? A gente faz o que agora? Esperar morrer?

Como o doutor tava dizendo aqui. Vai chegar o momento aqui na UPA que vou tá escolhendo qual paciente que vai morrer.

Infelizmente essa é a realidade. Porque não tem leito, não tem ambulância suficiente, não tem medicamento suficiente, porque já acabou por conta da demanda que tá vindo, o povo tá vindo na crise.

O povo já tá vindo pra cá na crise. Quando você vai fazer uma tomografia do pulmão, o cara já tá com 70% do pulmão comprometido.

Ainda tem os casos de hepatite medicamentosa, que Azitromicina e outros antibióticos já não fazem mais efeito. Porque ele já tomou o tanto, que não faz mais efeito.

Ainda tem um bocado de idiota dizendo que isso funciona?! Pelo amor de Deus.

Fica lá todo mundo acreditando em tratamento precoce. Qualé mané de tratamento precoce, porra? Pro vírus adquirir resistência à medicação e matar mais gente ainda? Essa porra adquirir resistência e matar mais gente ainda? Pelo amor de Deus.

A gente tá aí num ponto de exaustão que num aguenta mais.

Eu nunca vi na minha vida médico surtar aqui na recepção. Vi hoje!

As pessoas debaixo de um sol quente, um calor de 39°. E as pessoas na fila do lado de fora tossindo. Pedindo medicação.

E o cretino que ocupa a cadeira presidencial dizendo que é uma gripezinha, que é mimimi. E outra cambada de imbecil, que eu tôu vendo aqui, pequeno comerciante no meio aqui fazendo protesto. Dizendo que tem que abrir tudo, porque não funciona.

Aí você vem no campo da Esquerda, e ainda tem uma meia dúzia de imbecil que coaduna com isso. Qualé, rapaz. É cansativo.

A gente não aguenta mais isso não. Porra, graças a Deus eu tôu imunizado. Mas não é por nada não, é porque infelizmente eu tenho que trabalhar aqui na linha de frente, cuidar do povo. Entendeu?

Mas tem outros que não, porra. Não tem vacina.

É uma coisa que a Esquerda não consegue fazer. Ela se afastou tanto do povo que ela não consegue dizer ao povo:

“- Olha, não tem vacina. Não tem jeito! Não tem vacina! O sistema de saúde é precário. Não tem ambulância, não tem leito, não tem tomógrafo o suficiente, não tem teste PCR suficiente. Tá faltando até pra quem tá trabalhando, trabalhar. Não tem respirador. Não tem porra nenhuma, hein?”

Ainda fica um bocado de imbecil acreditando em estado mínimo. Acreditando em ultraliberalismo.

Que nada, rapaz. É cansativo. Olha, me desculpe, é um desabafo. Eu não guento mais. Eu não aguento mais, entende?

O cara tá vendo casos de reinfecção se multiplicando aqui. Os casos de reinfecção se multiplicam, né?  E tem gente que não, que é mimimi.

É pegar aquele cretino que tá lá na cadeira, botar aqui, porra, no meio da PA com o povo querendo bater nele, a procura de vaga sem ter vaga.

É povo já dando a crise da COVID, procurando ar, de asfixia, dentro da fila. E quem tá dentro tá pior do que quem tá fora.

Ele não tem noção do que é isso. Não é à toa que os médicos que foram Ministros da Saúde dele pediram pra se picar. Porque ele não tem noção do que é isso, pô.

Você tá numa fila escolhendo praticamente quem vai morrer, quem vai ficar vivo Sem poder fazer nada.

Ah! Me poupe, é cansativo.


Neguinho Poeta
Trabalhador na área de saúde em Salvador, com atuação profissional na periferia, poeta e compositor, morador em bairro popular. Usa pseudônimo por questão de segurança no tocante às condições de trabalho.



sobre os Diários da Pandemia:

  • Embora seja tb um trabalho jornalístico, se propõe a muito além disto.
  • Tem como objetivo principal tecer uma rede de comunicação entre as diversas lutas localizadas.
  • De modo a circular as experiências, para serem reciprocamente conhecidas numa retro-alimentação de auto-fortalecimento.
  • Não se trata de tão somente produzir matérias, e sim tornar as matérias instrumento para divulgar conteúdo capaz de impulsionar os movimentos.
  • Em suma: colocar a comunicação a serviço das lutas concretas.

acesse a série completa aqui neste link

Leave a Comment