Posted on: 24 de agosto de 2022 Posted by: Rafique Nasser Comments: 0

A “III Pré-Jornada de Agroecologia: Terra e Território, Ancestralidade e Educação Quilombola” acontecerá entre os dias 09 e 11 de setembro na comunidade quilombola Lagoa de Melquíades e Amâncio, localizada no município de Vitória da Conquista (BA). O evento será fundamentado na reafirmação dos conhecimentos ancestrais e saberes tradicionais, nas discussões sobre Terra e Território, no fortalecimento da agroecologia para o avanço da soberania alimentar na comunidade e no exercício da educação quilombola voltada para as questões do campo.

Na última Pré-Jornada no território, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de agosto de 2020, com o tema “Terra, Território e Agroecologia”, ocorreram rodas de conversa sobre a experiência comunitária com o manejo de sementes crioulas, como também foi discutida a conjuntura de devastação ambiental causada pelo monocultivo de eucalipto na região, temas que serão novamente abordados. Na ocasião também se realizou a implantação do Sistema Agroflorestal (SAF) na comunidade e a construção de um mapa coletivo de representação da área, sucedido pela plantação de horto medicinal, mandioca, milho e feijão crioulos.

A história da comunidade quilombola Lagoa de Melquíades e Amâncio remonta às lutas do povo preto contra o sistema escravocrata. “O nome da comunidade é devido a dois filhos de escravos que, certa vez, procurando dois bois dentro da mata, encontraram o local e a partir daí começaram a construir aqui as suas moradias”, conta Thiago França, presidente da Associação de Agricultores do quilombo.

Lagoa de Melquíades e Amâncio é uma das grandes experiências de banco de sementes que tem dado certo. Desde 2013, a comunidade tem trabalhado coletivamente para o abastecimento do banco a partir de uma dinâmica de mapeamento, trocas e estoque de variedades de milhos, feijões, café, melancia, abóbora, fava e quiabo, por exemplo, além de ervas com propriedades curativas.

As Pré-Jornadas de Agroecologia são espaços de construção de autonomia e formação prática e política nas comunidades e de diálogos entre os diversos territórios. Ademais, esses eventos também estabelecem horizontes para a consolidação da participação das comunidades no espaço que reúne os núcleos e elos da Teia, as Jornadas de Agroecologia.

Nesse sentido, os demais territórios que são núcleos da Teia dos Povos, assim como os seus elos, estão convidados para participar do momento e dar mais um passo importante na caminhada pela soberania dos povos.

Leave a Comment