Posted on: 17 de agosto de 2022 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Para se inscrever e participar da Pré-Jornada, acesse o seguinte link:

https://www.sge.uneb.br/4576?tipo=4&eventoId=4576


A Teia dos Povos é uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas. Essa articulação visa construir solidariamente uma aliança preta, indígena e popular, onde extrativistas, ribeirinhos, povos originários, quilombolas, periféricos, sem-terra, sem-teto e pequenos agricultores se juntam com o objetivo de formular os caminhos da emancipação coletiva. O marco inicial dessa articulação teve início em 2012, com a I jornada de Agroecologia, no assentamento Terra Vista. Antes das Jornadas, são organizadas as pré-Jornadas, que são ações que acontecem nos territórios a fim de prepararmo-nos para o grande evento.

Nos dias 01 e 02 de setembro de 2022, ocorrerá no Campus XXIII da UNEB em Seabra a II Pré-Jornada de Agroecologia da Chapada Diamantina com o tema Educação. O evento contará com diversas rodas de conversa, palestras e oficinas, com objetivo de discutir temas voltados para as questões socioambientais e de educação do campo, além de tantos outros temas relevantes para o território.

Integrada à Pré-jornada, também vai ocorrer nesses dias a IV edição da Feira de Agroecologia da Chapada. A feira é um espaço de encontro e comercialização dos produtos de base agroecológica produzidos pelas comunidades rurais do Território de Identidade Chapada Diamantina, e é uma forma de valorização e respeito tanto da forma de produção sustentável como da cultura e tradições desses povos. Na feira, além dos produtos da agricultura, também teremos artesanatos diversos, produtos das agroindústrias comunitárias, a exemplo dos produtos derivados da cana de açúcar como rapadura, açúcar mascavo, melaço e cachaça, os biscoitos, o mel, e os óleos de dendê, de babaçu e licuri.

É com esse espírito de união e fortalecimento das lutas por terra e território que convidados a todos, todas e todes para juntos integremos esse grande evento.

Leave a Comment