Posted on: 22 de agosto de 2023 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Registros do sábado (19) na Pré-Jornada de Agroecologia da Teia dos Povos em Serra Grande, na Associação de Pequenos Agricultores.

Encontro promovido para o fortalecimento comunitário, junto a Dona Jô, da Feira comunitária Saberes e Sabores, Bairro Novo, à Dona Val, da Maloca Dendê. Para semear a Teia dos Povos neste território ameaçado pela invasão dos territórios do turismo predatório, da especulação imobiliária, das empresas de minério, das marcas que se apropriam das terras e se adonam das sementes e essências.

O Encontro, que tem como referências a Reparação, a Renovação e o Entendimento, começou na sexta na Feira Comunitária Saberes e Sabores. Com Roda de Capoeira, quadrilha, Sarau e falas sobre a necessidade da resistência comunitária no Bairro Novo.

Seguiu neste sábado na Associação de Pequenos Agricultores de Serra Grande, em que se falou, com presença de lideranças do Assentamento Terra Vista e do território Tupinambá de Olivença, sobre a Teia dos Povos e a necessidade da articulação local pela luta por Terra e Território, da urgência da unidade sobre as grandes lutas através da simples coisa. Continua neste domingo, na Maloca Dendê, com giras de saberes e compartilhamentos para o comprometimento e a constituição do núcleo da Teia nesta região da Bahia.

Na primeira foto, abraços de memória à Mãe Bernardete, liderança quilombola assassinada esta semana. O se acolher, fortalecer para agir contra o sistema racista.

Leave a Comment