Posted on: 19 de setembro de 2023 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Fazendo memória dos 523 anos de existência e resistência da nação originária Tupinambá o povo Tupinambá de Olivença realiza nos dias 23 e 24 desse mês pelo 23ª ano consecutivo a Peregrinação/ritualizada em Memória dos nossos Mártires que morreram no massacre do Rio Cururupe em (1559).

Visando combater o que chamam de “massacre dos dias atuais”, que se caracteriza principalmente pela negação do Governo Federal em regularizar os territórios sagrados e, na falta de acesso às políticas públicas que terminam fomentando a violência e o preconceito contra o povo Tupinambá.

Há um intenso processo de criminalização das lutas e até mesmo assassinatos constantes contra o povo Tupinambá. A aprovação de Marco Temporal, e a não assinatura da Portaria Declaratória pelo atual Ministro da Justiça que está 13 anos protelando devido às investidas acima citadas, que ultrapassa o prazo legal que é de 30 dias, impasse que está criando um clima desfavorável contra os Tupinambás de Olivença.

A Peregrinação Tupinambá de Olivença em Memória dos Mártires que foram assassinados no massacre do Rio Kururupe, é uma celebração de resistência, é momento de relembrar a caminhada histórica quando fomos perseguidos e massacrados: quando o ataque do Governador Geral Men de Sá (1559), deixou 9 quilômetros de corpos dos antepassados do povo Tupinambá estendidos nas praias do sul de Ilhéus.

Afirmam que nos dias de hoje não tem sido diferente, as lideranças sofrem prisões arbitrárias, comunidades são agredidas, e, sobretudo direitos constitucionais são violados. O povo Tupinambá reafirma que mesmo diante de todas as perseguições, respeitam a luta dos povos antepassados, gritam alto para que todos ouçam: ESTAMOS AQUI HÁ MILHARES DE ANOS, ESTE TERRITÓRIO TRADICIONAL É TUPINAMBÁ.

No dia 23 às 17h na Praça de Olivença acontecerá uma amostra das memórias das Peregrinações anteriores, Ritual Sagrado Porãnsym e Feira coletiva dos produtos produzidos no Território Tupinambá. No dia 24 acontecerá a Caminhada que será de 7 quilômetros, Olivença X Kururupe, a concentração será na Praça de Olivença às 7h e a saída será às 9h.

Neste sentido, o povo Tupinambá convida a todes que apoiam a luta!

Pix para a contribuição da Marcha Tupinambá: Celular 73981161176 (Ramon Souza Santos)

Conta PayPal para doações de fora do País: ramontukum@gmail.com

Leave a Comment