Posted on: 21 de novembro de 2021 Posted by: Arthur de Melo Sá Comments: 0

Entre os dias 18 a 20 de novembro, a Comunidade Quilombola da Lagoa Grande, no município de Feira de Santana-BA, realizou o IX Encontro do Território e a Pré-jornada de Agroecologia com o tema “Em Defesa do Território Quilombola e da Educação: A construção da Soberania depende da unificação das comunidades quilombolas”.

O encontro contou com a participação das comunidades: Lagoa Suja, Lagoa da Camisa, Vargem da Telha, Fazenda Rumo, Genipapo 2, Fazenda Manda Saia, Carro Quebrado e Lagoa Grande. Também contou com a participação de professoras e professores, estudantes e representantes da Teia dos Povos. O encontro foi realizado no intuito de fortalecer o território e dar visibilidade às lutas.

A programação se iniciou com abertura online, com o tema “Direitos e Deveres dos Quilombolas”. Nos dias seguintes, foram realizados debates na plenária com o tema “Terra e Território”, contando também com a Feira de Sabores e Saberes e rodas de conversas. Nos três dias de evento, aconteceu uma discussão aprofundada sobre a preparação para a VII Jornada de Agroecologia da Bahia, que será realizada na comunidade Quilombola Conceição de Salinas da Margarida nos dias 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2022.

A pré-jornada se encerrou no dia 20 de novembro, com a alvorada de unificação das comunidades na sede do distrito de Maria Quitéria. O ato é uma reivindicação das comunidades sobre o processo de loteamento irregular no leito da Lagoa Grande, que tem trazido diversos impactos ambientais para a comunidade.

Leave a Comment