Posted on: 21 de novembro de 2021 Posted by: Arthur de Melo Sá Comments: 0

No dia 20 de novembro, a Comunidade Quilombola da Massaranduba, no município de Irará-BA, realizou o Terceiro Encontro do Território e a Segunda Pré-jornada de Agroecologia com o tema “Lutar por Terra e Território: Resistência do modo de Vida e Soberania do Povo Quilombola”. O encontro contou com a participação das famílias da comunidade, professoras/es, estudantes e representantes da Teia dos Povos.

O encontro foi realizado no intuito de fortalecer o território da Massaranduba e demais quilombos circunvizinhos. A pré-jornada traz um debate sobre Terra e Território, a fim de aprofundar as reflexões sobre os processos históricos de resistência e existência, entendendo que é necessário um aprofundamento sobre a função social da terra, da educação e das sementes. Além da roda de conversa, também houve oficina sobre Bem Estar durante a Pandemia e Roda de Sementes Crioulas e Feira Agroecológica.

O encontro se encerrou com a apresentação do samba de roda da comunidade, sendo também uma preparação para a VII Jornada de Agroecologia da Bahia, que será realizada na comunidade Quilombola Conceição de Salinas da Margarida nos dias 28 de janeiro a 02 de fevereiro.

Leave a Comment