Posted on: 22 de outubro de 2021 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

*Por Natália dos Santos Barbosa – participante do Curso ‘Do solo ao chocolate’ que ocorreu de 06 a 12 de outubro de 2021 no Assentamento Terra Vista (MST) em Arataca-BA

A experiência com os povos é algo de grande valor para nós que vivemos aqui. A vivência nos ensina e nos faz entender que cada corpo é um corpo e que cada mente é um novo olhar. O que eu quero dizer é: cada pessoa que vem, sai preenchido de saberes, trazem novas ideias e juntos semeamos o nosso futuro.
Nosso encontro sempre é iniciado com a permissão e licença dos mais velhos, dos nossos encantados, caboclos, orixás e nossos ancestrais que é o que nos movimenta.

Roda de Toré com o povo Pataxó Hã-hã-hãe no início dos trabalhos do curso embaixo de árvores da Mata Atlântica.

Nosso Mestre como referência

Joelson Ferreira é um grande mestre do saber, do plantar, do ensinar de onde viemos e para que estamos aqui, de nos mostrar que existe esperança e de nos lembrar a cada instante que somos o que plantamos, que somos quem escolhemos ser e que se semearmos bons frutos colheremos e teremos o que comer.
Nesse momento tão vazio e sem muita perspectiva, a Teia nos movimenta e nos impulsiona a FAZER! A tirar do papel o que foi escrito um dia e por em prática! Pois a prática nos salvará, nossos alimentos nos manterá fortes, nossa comunhão nos levará onde queremos ir. E é isto, por que eu vim e para que eu vim. É um movimento que nos mantém firmes, nos dá forças e encoraja, nos mostra que a luta só é possível se observarmos os povos como verdadeiros faróis da resistência e da rebeldia.

Uma roda de conversa com Mestre Joelson falando ao centro próximo ao Sistema Agroflorestal.


A Teia é um elo a fim de construir alianças, preta, indígena, quilombola e popular. Nos reflete e impulsiona a buscar soberanias; alimentar, pedagógica, hídrica e auto defesa.
Se estamos aqui é porque buscamos o mesmo propósito. A luta pela vida. A resistência e a revolução. Fortalecimento e Agroecologia como um modo de viver.
Nosso povo precisa de alimento, nós plantamos para ter o que comer!

Quando a obra dos melhores chefes fica concluída, o povo diz: fomos nós que a fizemos.

Lao-Tsé

A vivência

A vivência do curso foi enriquecida junto com os professores Tarcísio e Adriana que fizeram parte dessa etapa, aprender sobre tudo do cacau abre ainda mais caminhos a serem seguidos, fazer horta com Isaac tem muita sabedoria dos antigos e da lua, a finalização com o chocolate terra vista com Solano e como ele é produzido foi uma experiência maravilhosa.
Agroflorestar e conhecer a mata com Sálvio e descobrir que de quase tudo temos nesse espaço e junto com a sabedoria das plantas, das árvores, do mato.
Na bioconstrução aprendemos que não é só com pau que se faz uma casa e que precisamos está juntos para construir e levantar paredes. E é isso, como foi dito de início: é um elo, tudo é um conjunto.

Leave a Comment