Posted on: 4 de agosto de 2021 Posted by: Ramiro Comments: 0

Texto por Mutirão Grupo de Trabalhadores da Terra
Fotos por Coletivo R.U.A.

No sábado, dia 31 de julho, estivemos reunidos em Erexim, na região do Alto Uruguai gaúcho, realizando o 2° PUXIRÃO Agroflorestal. O evento autônomo, foi promovido pelo Mutirão Grupo de Trabalhadores da Terra que integra a Teia dos Povos em Luta no RS em parceria com o espaço coletivo Casa das Bruxas, localizado na periferia da cidade.

Buscando construir alianças locais contra o capital e o latifúndio, nós, trabalhadores e trabalhadoras, urbanas e rurais, estudantes, militância periférica ocupamos coletivamente o terreno com práticas de SAF (Sistema Agroflorestal). Conciliando o plantio de bananeiras, em meio a espécies cítricas, outras frutíferas, associadas a tradicional erva- mate, demais culturas de inverno, como cebolas, chuchus e outros alimentos. O plantio ainda incluiu ervas medicinais variadas permitindo também a continuidade da resistência das PANCs que passam a compartir o espaço com flores, ampliando, enriquecendo e regenerando a biodiversidade do local.

No final do dia após compartilharmos um variado lanche coletivo produzido por nossas próprias mãos , ocorreu uma roda de conversa onde reforçarmos a importância dos laços agroecológicos na região Alto Uruguai para seguirmos fortes na luta contra o agronegócio, neste sentido já levantamos a previsão de novos puxirões agroflorestais para os próximos meses. Também, marcamos a Casa das Bruxas como foco de resistência, na construção de um espaço de educação, cultura, arte e agroecologia, que possibilitará, além da troca de sementes e mudas, a realização de oficinas e diálogos futuros com toda a comunidade.

Na luta contra o colonialismo e contra o Estado genocida, resistir, construir autonomia e vida digna!

Leave a Comment