Posted on: 12 de dezembro de 2020 Posted by: Rafique Nasser Comments: 0

Por Rafique Nasser

Neste sábado (12/12), às 18h, cores, formas, ideias e mensagens estampadas em peças produzidas de forma autônoma e coletiva florescerão com o lançamento da marca de roupas DaLuta. A iniciativa é da Brigada Ojefferson do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que organiza 10 áreas de reforma agrária na Bahia. O evento será transmitido do assentamento Paulo Jackson (Ibirapitanga/BA), pelo instagram oficial da marca Da Luta.

Com desenhos do artista plástico ipiauense Ayam Ubráis Barco, algumas peças trazem o rosto e versos de canções do músico e militante Ojefferson Santos, uma referência da música no MST. Em sua poética, ele traz a missão da conquista da liberdade a partir do acesso à Terra e ao Território. 

As peças da coleção, inspiradas na estética afro, serão comercializadas online. São batas, camisas e vestidos, além de acessórios como brincos, colares e também vestuário de moda praia.

De acordo com José Neto Onirê, coordenador da brigada e um dos idealizadores da marca, o nome DaLuta surgiu como uma forma de evidenciar que essa nova proposta nasceu da experiência prática da luta política. “A gente tinha a opção de botar ‘DeLuta’, mas por que ‘DaLuta’? Porque é algo que nasce, que surge, é filha da luta, não é apenas ‘de’, mas é ‘da”, explica.

Para Onirê, vestir-se é uma das maneiras que temos para evidenciar ideias. “É necessário termos a nossa estética sendo determinada e constituída por nós. A moda também passa pela luta, pois ao vestir-se você veste uma ideia – que não necessariamente representa o que você acredita. Ou ainda, ela pode te moldar, porque o corte do tecido vai definir que corpo vai vestir, qual o corpo padrão”.

A DaLuta está inserida em um plano maior de construção da autonomia, junto às soberanias alimentar e medicinal. Também para a construção da marca, todo o processo produtivo é realizado por profissionais assentados. “A gente quer ter autonomia para decidir sobre qual cor vai ter qual estampa e porque vai ter tal estampa. Um elemento importante de termos uma marca de roupas também passa pela geração de renda para a juventude, de homens e mulheres do assentamento, para além do campo, ou seja, para além da produção agrícola”, completa.

As peças já podem ser encontradas online, no link disponibilizado no instagram da marca: https://daluta.olistshops.com.

Confira abaixo duas fotos do primeiro ensaio fotográfico da DaLuta.

Fotos: Adelvam Bantu e Adenilton Souza

Leave a Comment