Posted on: 18 de novembro de 2022 Posted by: Renata Silveira Comments: 0

Iracema Gah Té, liderança espiritual Kaingang, conversa com o Coletivo Catarse e nos conta um pouco sobre a Retomada Multiétnica Gãh Ré, que vêm denunciando as constantes ameaças de destruição de seu território sagrado no Morro Santana e também propõem alternativas ao modelo de vida baseado no consumismo e na exploração da natureza.

Iracema Gah Té


Para os Kaingang, o Morro Santana é sagrado por conta de seus antepassados que foram enterrados ali há gerações, das casas subterrâneas que foram construídas nesse território e dos umbigos de seus filhos e netos que também estão enterrados naquele solo.
Nesse boletim de áudio Iracema se apresenta e contextualiza a retomada no Morro Santana, a defesa da vida e da ancestralidade, a luta através da lei e contra o genocídio indígena e como essa luta e o amor à natureza impacta toda a sociedade. Também orienta sobre de que forma podemos apoiar essa luta, quem compõem e qual o projeto da Retomada, a espiritualidade/saúde, a cultura e a educação da comunidade kaigang. Por fim nos apresenta a noção de Bem Viver indígena.

Fotos de Santiago Martins.

Na trilha sonora a música Vozes, de Marcelo Cougo.

Este conteúdo faz parte da cobertura colaborativa da Retomada Multiétnica Kaingang-Xokleng-Popular Gãh Ré, no Morro Santana, em Porto Alegre-RS.

Siga: @carijospovosrs @teiadospovos @derivajornalismo @preservemorrosantana @coletivocatarse @resistenciapopularpoa @dce.ufrgs @ujc.rs @subvertamos

Leave a Comment