Posted on: 3 de novembro de 2020 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Publicado na Rádio Zapatista – 02/11/2020

Governador Omar Gutiérrez,

Mais uma vez fazemos um forte chamado de atenção ante os distintos acontecimentos e situações angustiantes que vimos sofrendo como comunidade mapuche, onde nos sentimos ameaçados e estamos sendo perseguidos pela atuação da justiça neuquina, já que no transcurso dos últimos 60 dias temos sido notificados pela justiça neuquina sobre três sentenças judiciais solicitando a desocupação, ficando às claras o favoritismo que esses juízes exercem pretendendo beneficiar com nossas terras a um punhado de oportunistas e especuladores, cujo o único objetivo é o lucro e a exploração imobiliária.

Sr. governador isto é o que se sucede quando se deixam nas mãos da justiça que resolva judicialmente o destino do nosso território, ao qual somos os legítimos herdeiros, os legítimos donos, aqui é onde cabe a você uma tremenda responsabilidade como governante, mas lamentavelmente não a está tomando com a seriedade que se merece, o tema territorial é um tema que tem que se resolver através do diálogo político, pois trata-se que este mesmo governo, ao qual você representa, é o responsável pela redução territorial, onde impunemente se beneficiaram empresários, funcionários, juízes amigos do poder, e outros tantos, temos uma lista interminável de pessoas que se beneficiaram impunemente. O resultado disto, é que tristemente nos tem deixado um conflito territorial na porta, mais de 40 causas judiciais, mais de 60 integrantes acusados e sem conformidade com isto deixaram nossa comunidade no abandono e isolada de todo benefício social, pior castigo não temos tido da parte deste governo.

Governador Gutierrez, lhe informamos que você nestes 5 anos de mandato inacreditavelmente não tem movido um só dedo para a aplicação da Lei 26.160, então nos perguntamos onde fica isto que o governo deverá garantir Terra aptas e suficientes para o desenvolvimento indígena? Onde fica esse direito de garantir o Título da Propriedade Comunitária Indígena? Como é isso de que enquanto estiver vigente o Levantamento Territorial se freiam os processamentos e as ordens de despejo? Nada disto tem ocorrido, e sim todo o contrário, temos retrocedido 15 anos, de modo que os direitos que nos brinda a constituição, os responsáveis de aplicá-lo o jogam foram.

Senhor Governador, ante esta incerteza que você mesmo tem gerado, ante sua falta de vontade política, ante seu silêncio e de não governar para todos senão para uns poucos é sua a irresponsabilidade de deixar em mãos da justiça que resolva impunemente. Você sabe muito bem o que é uma sentença de despejo, é nada mais nada menos que uma ação para despojar-nos de nossas terras, ou seja uma ação violenta, temos que pensar que isto é o que você espera?

Se assim continuar, temos que mobilizar-nos e denunciar à província por discriminação e xenofobia; pediremos ao Instituto Nacional de Assuntos Indígenas (INAI) que tenha um papel mais protagonista e tome uma decisão mais firme em relação ao Levantamento Territorial. Isto não pode seguir assim, não queremos violência e seguir sendo despojados de nosso território.

Então, diante de tudo isto, como comunidade vamos seguir firmes defendendo nosso território como sempre temos feito, nosso território é nossa única fonte de vida e desenvolvimento mapuche. E lhe reiteramos será sua responsabilidade o que suceda daqui por diante em nosso território comunitário.

POR UM TERRITÓRIO LIVRE E UM BEM VIVER, MARI CIWEU!!! MARI CIWEU!!

ACAMPAMENTO CORRENTOSO, LOF PAICIL ANTRIAO – CONZEJO ZONAL LAFKENCE

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

Leave a Comment