Posted on: 1 de dezembro de 2021 Posted by: Ramiro Comments: 0
Por Repórter Popular – RS


Recentemente, completou um ano do ataque com pulverização aérea com agrotóxico em área vizinha ao assentamento Santa Rita de Cássia II, em Nova Santa Rita, cidade próxima à Porto Alegre. Relembre o caso, clicando aqui.

Agora, no último dia 30 de novembro, as famílias da região voltaram a identificar novos indícios de voos de aeronaves pequenas, as mesmas usadas para a pulverização de agrotóxicos — prática que, inclusive, está proibida pela Justiça Federal de ser realizada em áreas que pertencem à Área de Amortecimento do Delta do Jacuí (conjunto hidrográfico de ilhas, pântanos e canais que fica próxima de Nova Santa Rita e região).

O principal problema é que a prática de pulverização de agrotóxicos, sempre que realizada, ainda que em áreas privadas, coloca em risco toda a plantação orgânica da região. Foi dessa forma que mais de 20 famílias assentadas no Santa Rita de Cássia II perderam parte de suas lavouras em novembro de 2020.

Clique aqui e leia a carta de repúdio feita pelas famílias assentadas e produtores agroecológicos do Assentamento Santa Rita de Cássia II.

Leave a Comment