Posted on: 19 de setembro de 2023 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Na última semana, dos dias 11 a 17 de setembro aconteceu uma vez mais o Intercâmbio para o fortalecimento entre a Teia dos Povos e o povo Maxakali no Assentamento Terra Vista.

O intercâmbio tem o intuito de a partir do aprendizado da história ouvida das assentadas e dos assentados, nas caminhadas e conversas, o fortalecimento dos territórios do povo Maxakali, tão devastado pela pecuária extensiva e a mineração, através das técnicas de levantar floresta que foram empreendidas no Assentamento Terra Vista.

A semana foi repleta de trabalhos, oficinas, trocas e rituais entre os assentados e os Maxakalis. Além de rodas de conversas sobre a história de luta do MST e do Assentamento, houveram caminhadas para que, os agentes do povo Maxakali que vieram aprender técnicas de plantio para reproduzir em seu território, pudessem ver e sentir a potência da transição agroecológica que o Terra Vista alcançou ao longo desses 31 anos de história.

O povo Maxakali teve a oportunidade de conhecer as áreas experimentais de plantio de cacau sob o sistema Cabruca, visitaram e conheceram o processo sobre o beneficiamento do cacau e a produção de chocolate, aprenderam técnicas de compostagem e biogel, tiveram oficinas práticas com os viveiristas do Assentamento sobre o processo de feitura de mudas para o reflorestamento, andaram pela mata para coleta de sementes nativas, conheceram o trabalho com óleos essenciais e fitoterápicos do grupo de mulheres e tiveram vivências práticas para o desenvolvimento de hortas orgânicas.

O intercâmbio vem mais uma vez reforçar o compromisso da Teia dos Povos com a luta pela conquista das terras ancestrais dos povos Tikmu’un, relembrando que os primeiros passos são a terra e o combate à fome plantando alimentos.

Leave a Comment