Posted on: 12 de abril de 2024 Posted by: Rafique Nasser Comments: 0

*Por Divisão de Comunicação da Teia dos Povos

“Na Luta por Terra e Território, Contra a Monocultura” é o tema da ‘I Pré-Jornada de Agroecologia do Assentamento Baixa Verde’, que acontecerá entre os próximos dias 16 e 19 de maio. Território organizado pelo Movimento de Luta pela Terra (MLT), o Assentamento Baixa Verde, localizado em Eunápolis, no Extremo-Sul da Bahia, é uma referência histórica no combate a empreendimentos destrutivos, tendo sido ocupado após intensos conflitos contra representantes de empresas que, ainda hoje, continuam praticando racismo ambiental através de apropriações indevidas de áreas pertencentes à comunidade, degradando o bioma da região com a manutenção de monocultivos, em principal o de eucalipto para a produção de celulose.

Há mais de 15 anos, as famílias do Assentamento Baixa Verde resistem e avançam coletivamente na construção de uma perspectiva comunitária agroecológica, protegendo as suas nascentes de rios, plantando agroflorestas e defendendo remanescentes de florestas nativas, construindo hortas e formando a juventude, tanto técnica quanto politicamente, sob a ótica do Bem-Viver. Nesse sentido, a Teia dos Povos convoca a todos os seus Núcleos de Base, Elos e demais parceiras e parceiros, para contribuírem na construção desse encontro, cujo objetivo é, além de potencializar a organicidade da nossa articulação por meio da ação prática nas roças agroflorestais, fortalecer o combate aos inúmeros e constantes ataques promovidos pelo poder econômico contra a comunidade.

Mutirões agroecológicos, rodas de conversa, formações políticas e apresentações culturais de grupos locais são parte da programação, que dentro em breve será divulgada em todos os canais digitais da Teia dos Povos, assim como será disponibilizada uma Carta de Orientações. Para informações adicionais, entre em contato com o Assentamento Baixa Verde através dos números {WhatsApp}: 73 9831-9093 [Jheyds]; 73 99993-9297 [Zuza]; 73 99934 9340 [Roze].

Leave a Comment