Posted on: 17 de agosto de 2023 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

De 1 a 10 de agosto aconteceu, em Valença, Bahia, o Kizomba Maionga (banho de ervas sagradas). Junto ao encontro de culto a Kitembu, aconteceu, no território, de 7 a 10 de agosto, a Pré-Jornada de Agroecologia da Teia dos Povos.

O Festival Tradicional da Comunidade do Caxuté ocorre anualmente. Esta foi a décima edição, com o tema “Bem-viver: se não é tempo de colher, é tempo de plantar”.

Tempos de semeadura. Além da semeadura espiritual, a partir do culto a Kitembu, aos Ninksi, aos caboclos, com intenção da saúde do corpo e da alma e fortalecimento da comunidade, o encontro teve mutirão de plantio, roça agroecológica, e de construção dos alicerces de uma nova cozinha para o terreiro. Também teve gira de saberes sobre educação, sobre candomblé, sobre a autonomia das mulheres. Além de rodas de capoeira, destilação de óleos essenciais, maratona de exames com agentes de saúde.

O Kizomba Maionga contou com a presença de diversos núcleos da Teia, para além da Comunidade do Caxuté: Assentamento Terra Vista, Kilombo Tenondé, Tupinambas de Olivença, Quilombo Engenho da Ponte, Quilombo de Graciosa.

Mais um encontro de tecetura da Teia dos Povos, de fortalecimento em rede, do território e das pessoas que estão construindo esta grande aliança.

Viva a Comunidade do Caxuté, viva Kitembu!

Leave a Comment