Posted on: 5 de novembro de 2019 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0
Taperoá: pescadores ocupam prefeitura e pedem soluções para prejuízos causados por óleo

Embora a cidade não tenha praias, categoria enfrenta dificuldades para vender os peixes e mariscos coletados, devido à chegada da substância em municípios vizinhos

Pescadores artesanais ocupam, na manhã do dia 04 de Novembro de 2019, a prefeitura de Taperoá, no baixo sul baiano. Eles cobram soluções da administração municipal quanto aos prejuízos causados pelas manchas de óleo que atingem o litoral. Embora a cidade não tenha praias, apenas estuários e manguezais, os pescadores não conseguem vender os peixes e mariscos que coletam, devido à chegada da substância em municípios vizinhos, como Ituberá e Camamu.

Segundo representantes do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP), as comunidades atingidas enfrentam dificuldades e passam fome. Por ter sido economicamente afetado, na última semana, o município teve a situação de emergência reconhecida por um decreto do governo estadual.

Uma das integrantes do MPP, Inara Bonfim, afirmou ao Metro1 que, além de pedir a análise da água das praias de Taperoá, os pescadores reivindicam providências imediatas para a própria sobrevivência. “Como essa análise muito provavelmente não vai ser para agora, porque a gente já está num estado crítico de fome, a gente está reivindicando também cestas básicas para ir se alimentando nesse meio tempo”, disse. A categoria também pede a realização de um mutirão de saúde nas comunidades atingidas, bem como a melhoria na iluminação pública.

Por: Juliana Rodrigues
Foto: Leitor Metro1
via: Metro1

 

 

 


FALE CONOSCO:
E-mail: teiadospovos.livre@gmail.com
Whatsapp / Celular: +55 (75) 99811-0668《《Clique no link》》
Facebook: Teia dos Povos
Instagram: @teiadospovos
Twitter: @teiadospovos
Youtube: Teia dos Povos

 

 

 

Leave a Comment