Posted on: 28 de setembro de 2023 Posted by: Teia dos Povos RS Comments: 0

Com a benção de Mãe Preta, Seu Sete, Mestra Yashodhan Abya Yala, todas as Yás e Bàbás da Comunidade Kilombola Morada da Paz e todos seres visíveis e não visíveis que habitam as matas deste lugar sagrado, realizamos neste final de semana (22, 23 e 24), o encontro Plantio Com Vida.

Momento de celebrarmos a chegada da primavera. E de fortalecer a aliança Preta, Indígena e Popular em busca de autonomia, protegimento, segurança alimentar e mobilização contra aqueles que de trabalham pela destruição da Natureza, dos territórios, das nossas vidas.

Juntes, confabulando, se fortalecendo, semeando, as anfitriãs da Morada da Paz com integrantes da Retomada Gãh Ré (Porto Alegre), do Assentamento Filhos de Sepé (Viamão), da Vila Resistência e Grupo Guandu (ambos em Santa Maria) e outras pessoas comprometidas com a construção de uma jornada de lutas dos povos.

Tivemos momentos de falar sobre e praticar agroecologia, com a abertura de mais um espaço de agrofloresta no território, de trocas de saberes sobre as plantas cultivadas nas matas, nas estufas, no Arakitembo. Teve troca de sementes crioulas. Teve comida para o corpo e para alma, o tambor soando para o sagrado e a gratuidade.

Em um Ipádè da Teia dos Povos do RS, firmamos a importância de nos encontrarmos e trabalharmos pela autonomia nesses encontros. De construirmos momentos de fortalecimento radical dos territórios em que passamos. Firmar a légua, o movimento, em que as sementes, os alimentos, a espiritualidade, a educação, o apoio mútuo são suprimentos. Para fortalecermos kilombos, retomadas, territórios que necessitem e que surgirão. Pois o entendimento de que a catástrofe ambiental e social e os ataques não vão retroceder, vão acirrar. E é necessário nos prepararmos para o protegimento e para a realização do sonho de vivermos em aliança entre povos com prosperidade.

Sonho orientado, abençoado por Mãe Preta.

Do Encontro, firmou-se nova légua: o aniversário de um ano da Retomada Gãh Ré, em Porto Alegre, no final de outubro. Lá estaremos com tudo que nos cabe. 

Chuva de luz!
Avançaremos!

Leave a Comment