Posted on: 17 de agosto de 2021 Posted by: Tinkamo Comments: 0

Por Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul

Ao povo de luta,

Aos territórios e elos da Teia dos Povos,

Às comunidades e retomadas indígenas

Aos Povos Quilombolas,

Aos irmãos e irmãs refugiadas desterritorializadas,

Aos e às despossuídas,

Saudando os ancestrais, os espíritos da floresta, dos rios e das pedras, os encantados, os jãgré e os orixá, a Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul convoca a todos, todas e todes que almejam a construção de um mundo onde caibam outros mundos a se mobilizarem contra o Marco Temporal e a PL490 na semana do 20 ao 25 de agosto.

Desde 1500, os que se acham os donos do mundo declararam a guerra contra os povos originários desta terra. Nos expulsaram dos nossos territórios, estupraram nossas antepassadas e roubaram suas crianças, tentaram nos pacificar com temor e migalhas. Nos dividiram para reinar. Nos iludiram com poder e falsa representatividade. Destruíram nossas florestas, nossos rios e nossas matas para encher seus bolsos de dinheiro.

O colonialismo nunca parou.

O Marco Temporal e a PL490 é o Estado reiterando e reificando a guerra contra nós, povos que pertencemos à terra. É o Estado nos matando com caneta e papel. Mas não só. Os que se adonaram do poder enviam seus mercenários para assassinarem nossas crianças.

Os fazendeiros, amantes da destruição, arrasam nossos territórios com seus tratores e atiram nos nossos corpos com seus fuzis. Enquanto buscam transformar nossas florestas em uma plantação de soja gigante, dilaceram os corpos das nossas meninas.

As autoridades que foram elegidas para governar este país tem demonstrado o maior desprezo e desrespeito com nossas vidas.

Se achando donos de tudo, esqueceram que quem não tem nada a perder irá lutar até as últimas consequências.

No último 30 de junho, o Brasil indígena parou. Adiaram a votação do Marco Temporal esperando que nos venceriam pelo cansaço. Estão errados! Somos incansáveis! Há 5 séculos nós lutamos por terra, território e liberdade!

A sua violência e o seu ódio se transformam em nossa força. Iremos à luta, guiados pelos nossos ancestrais, pelos que caíram lutando, pelas que foram assassinadas. Lutaremos honrando sua memória.

Este é também um chamado, um grito, não um grito de socorro, não somos e nunca fomos “coitadinhos”. É um grito no ouvido dos nossos parceiros, companheiras e apoiadores para somar na luta contra esses projetos de lei que colocam em perigo o nosso presente e o nosso futuro.

Os inimigos são os mesmos! Os mesmos que atiram contra nossos parentes invadem os territórios em resistência dos assentados, os mesmos que violentam nossas mulheres, espoliam os territórios dos nossos irmãos Quilombolas. A polícia e os militares que nos reprimem são os mesmos em todo lugar.

Parentes, irmãs e irmãos quilombolas, amigos e amigas da luta, lembremos: Quando os de baixo se mexem, os de cima caem!

Por Daiane Griá Sale, por Raissa Guarani Kaiowá, pela Terra, pela Vida, nos levantamos!

Não ao Marco Temporal e a PL490! Somos a Terra lutando por viver!

Para apoiar a ida a Brasília da Juventude Indígena, compre um número da Rifa Solidária ou apoie com qualquer valor: Pix: CPF: 033.422.750-06

O povo Mbya Guaraní na Tekoa Guaviratã Porã de Santa Maria também estarão se mobilizando para a resistência contra o Marco Temporal, para apoiar sua ida a Brasília, podem enviar um pix aqui: guanduagroecologia@gmail.com

Fotografia da capa: Marcha das Mulheres Indígenas, agosto de 2019, por Deriva Jornalismo

Leave a Comment