Posted on: 17 de setembro de 2021 Posted by: Teia dos Povos Comments: 0

Contribua com essa iniciativa pela autonomia e geração de renda para a comunidade assentada


O Assentamento Mariana iniciou, no ano passado, um projeto de autonomia medicinal, a partir da construção de viveiros de plantas fitoterápicas. A comunidade, localizada no povoado do Orojó, distrito do município de Camamu (BA), além de montar o cultivo, também catalogou as variedades, suas indicações e contraindicações, e empreendeu um sistema de beneficiamento dessas ervas com propriedades curativas. 

As 35 famílias que habitam o território praticam o plantio de cacau, cupuaçu, graviola, rambutan, bananas, aipim, hortaliças, como também criam pequenos animais. Entretanto, nem sempre foi assim: a área, que hoje conta com uma escola de ensino fundamental, posto de saúde e salão para reunião comunitária, e que abriga a sua terceira geração de assentados em 31 anos de história, era um latifúndio, cuja única vista possível era a de um enorme pasto. 

Atualmente, o assentamento vive um novo ciclo na construção de sua autonomia. A partir de relações com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de articulações do Polo Aroeirinha, a comunidade foi contemplada com maquinários para extração de manteigas, óleos e desidratação de folhas, a fim de estabelecer uma cadeia produtiva de bioprodutos, como também promover o beneficiamento de espécies nativas da mata atlântica, o que incentiva o resgate de espécies utilizadas historicamente pelos moradores. O maquinário instalado é uma possibilidade de geração de renda para crescente juventude, bem como uma forma de melhorar a vida das famílias assentadas, sendo vetor de desenvolvimento regional e mobilizando as comunidades do entorno para produção e consumo dos produtos beneficiados da farmácia viva. 

Como contrapartida, o assentamento assumiu a tarefa de construir um  galpão para servir de unidade de beneficiamento. Foram investidos doze mil reais para reforma da antiga secretaria, recurso esse viabilizado pela comunidade a partir da associação e de doações dos assentados em dinheiro, materiais e mão de obra – organizada no modelo de mutirão. 

Galpão em Construção

Entretanto, apesar do alto valor investido para finalização da obra, ainda serão necessários mais recursos para a adequação da estrutura. Nesse momento,  o Assentamento não dispõe de possibilidades de manter esse investimento. 

Informações para contribuição:

PIX: 361ecf85-185d-4574-afe7-be5c39d39cb0

CONTATO: +55 73 99957 7712 (Clebson)

LEIA MAIS:

Leave a Comment